Correio dos Campos

COMSEA quer adesão do município em programa

17 de agosto de 2017 às 14:16

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) realizou uma reunião na manhã desta quinta-feira (17) para apresentar a proposta de estruturação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

Representantes de entidades, secretários das pastas de Assistência Social, Administração, Finanças, Saúde, Educação, Indústria e Comércio e Agricultura, participaram do encontro, que aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura.

Na ocasião foi possível conhecer mais detalhadamente funcionamento do projeto. A presidente do COMSEA, Adenair Carvalho Souza fez a apresentação e explicou que a adesão ao sistema e a criação da Câmara Intersetorial é fundamental para que o município possa continuar recebendo recursos federais ligados à segurança alimentar. “Com a adesão ao SISAN e a estruturação do CAISAN o município terá acesso a muitos programas sociais, tanto estaduais quanto federais, e a possibilidade de recursos aumenta muito. Não podemos perder essa oportunidade. E Tibagi está a um passo a frente porque quando foi criado o COMSEA foi criada uma lei municipal sobre segurança alimentar, o que já facilita todo o processo”, explicou.

A criação do CAISAN vai envolver as secretarias municipais que possuem algum programa social ligado à segurança alimentar, como a Educação, com a merenda escolar, a Agricultura com a produção de alimentos, a Ação Social com a distribuição de cestas básicas, saúde com a base nutricional. Através da CAISAN vai ser possível direcionar as ações e projetos voltados à segurança alimentar de uma forma multidisciplinar.

O próximo passo agora é a criação da CAISAN através de um decreto municipal, renovação do COMSEA e adesão ao SISAN. A expectativa é que até o final do ano todas as ações estejam concluídas.