Correio dos Campos

Executivo apresenta propostas para PPA 2018/2021

15 de agosto de 2017 às 10:28

A Audiência Pública do Plano Plurianual (PPA) 2018/2021 aconteceu na tarde de sexta-feira (11), no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), com a participação de todas as secretarias e gerências do executivo, entidades, e pessoas da comunidade.

O evento contou com uma apresentação detalhada das propostas de cada pasta, com a leitura de sugestões ou críticas ao final das apresentações e um breve debate. Agora o próximo passo será definir os projetos que farão parte do PPA e apresentar para o legislativo no próximo dia 30 de agosto.

Para o prefeito Rildo Leonardi, a audiência surpreendeu pelo número de propostas e ideias que foram expostas. “Eu gostei da participação das pessoas, as ações foram bem pensadas e a gente espera que até dia 30 de agosto ainda surjam novas ideias, novas projetos, para que possamos mandar o PPA bem redondo para a Câmara no final do mês.

Queremos mandar esse projeto bem elaborado porque precisamos estar prontos se surgirem novos recursos ou investimentos. Se não estiver previsto no PPA, nós não podemos executar. Então precisamos mandar com bastante sobras de ideias para que possamos regulamentar isso para os próximos quatro anos com tranquilidade”, avaliou o prefeito.

O secretário municipal de Planejamento, Fernando Kogus, considera que muitas das propostas apresentadas pelas secretarias são correlatas, o que demonstrou que as pastas estão integradas num mesmo propósito. “A gente percebeu que existem propostas extremamente importantes e interligadas que estão indo ao encontro das metas de governo e do objetivo de não tratar as secretarias individualmente. As pastas devem se comunicar e trabalhar juntas. Estamos satisfeitos com as propostas interdisciplinares que surgiram.”, explicou.

O secretário municipal de Finanças, Erli Prestes, também concorda com a visão de Kogus e lembra que outra reivindicação, a realização de concurso público, também foi recorrente durante as apresentações e a leitura das sugestões e debate. “Temos um concurso previsto para 2018. Já está no PPA e reconhecemos que existe essa necessidade. É uma preocupação da comunidade em geral e que vai estar previsto também para os próximos quatros anos”, admitiu.

De acordo com o vereador Ênio Antunes, o PPA é o futuro do município. “O PPA é um programa de quatro anos. Temos que ter uma visão futura. Colocando esses projetos, as idéias no papel, com certeza vamos ter um resultado satisfatório para todos. Uma administração que funcione e que seja voltada para o interesse da população. Com certeza todos ganharão”, opinou.

A população ainda pode participar do PPA 2018/2021 até dia 20 de agosto através da consulta pública disponível no site www.tibagi.pr.gov.br. É só preencher um cadastro e deixar propostas ou sugestões.