Correio dos Campos

Colheita – Festa de Ação de Graças terá exposição de máquinas

2 de agosto de 2017 às 21:16

A Prefeitura realiza nos dias 4 e 5 de agosto a 18ª Festa de Ação de Graças pela Colheita. O evento é organizado em parceria com Sindicato Rural de Tibagi, agricultores e igrejas cristãs do município. O objetivo é homenagear o setor agrícola, que representa uma importante fatia no desenvolvimento econômico da cidade.
A grande novidade, este ano, será a reedição da exposição de máquinas agrícolas, que nos primeiros anos da festa, era um dos destaques da programação. Este ano o maquinário será exposto em frente à Prefeitura na sexta-feira (04), às 14 horas e serão retiradas do local no sábado, depois do show de encerramento com a Banda Oficina G3.

Segundo a gerente da Secretaria de Turismo, Simone Brustolim, a intenção é resgatar o sentido inicial das festividades. “É um atrativo a mais para festa e um resgate da cultura e tradição dos agricultores. É interessante mostrar para a população um pouco mais sobre a força de trabalho deles, os equipamentos que utilizam nas lavouras. Resgatar a originalidade da festa, que é a colheita”, explicou a gerente.

Desde 2013 a festa acontece na Praça Edmundo Mercer, que neste ano será palco para a escolha das Princesas e para grandes shows com bandas cristãs. Para o prefeito Rildo Leonardi a festa tem uma importância ímpar para o município, principalmente por ser realizada com o apoio de dois setores da comunidade: os agricultores e as igrejas. “A Festa de Ação de Graças já se tornou um evento obrigatório para Tibagi. Já está na tradição da cidade. Realizar essa importante festa em parceria com as igrejas, com os agricultores, tem um significado único. Queremos cada vez mais fortalecer esse elo. Quem ganha com certeza é o povo, que terá uma bela festa”, avaliou.

A programação começa na sexta-feira (04), a partir das 19 horas com a abertura, seguida pelo culto ecumênico e a escolha das Princesas. Dezenove candidatas concorrem em duas categorias: Juvenil e Mirim. Os jurados deverão escolher três de cada categoria, que estarão representando, escolas, entidades, igrejas ou empresas envolvidas na festa. A premiação será em dinheiro para as candidatas jovens e presentes para as crianças, além das faixas de Princesa, 1ª Princesa e 2ª Princesa. Após a escolha das mais belas do evento, acontecerá o show com Padre Keison Torres e Banda.

No sábado (05), as festividades começam já no início da tarde, às 14 horas, com recreação para crianças, na Praça Edmundo Mercer. À noite, as igrejas farão suas apresentações no palco principal a partir das 20 horas e em seguida, a banda Oficina G3 encerra a programação com um show gospel. (Foto: Christian Camargo)