Correio dos Campos

Debate – Conferência Municipal aprova novo plano para Saúde Pública

28 de julho de 2017 às 18:33

A 12ª Conferência Municipal de Saúde de Tibagi aconteceu nesta quinta-feira (27) no teatro Tia Inália, durante todo o dia, com o objetivo de aprovar o novo Plano Municipal de Saúde (PMS) para os próximos quatro anos. Estiveram presentes pessoas da comunidade da sede e dos distritos, funcionários e secretários da Prefeitura e autoridades do legislativo e executivo.

O secretário municipal de Saúde, Wilson Silva, em seu discurso de abertura, destacou os esforços para estabelecer serviços de qualidade para o município. “Sabemos das necessidades do município e temos trabalhado muito para melhorar nossos serviços. A população tem direito de querer um serviço público de saúde com qualidade e podem ter certeza que trabalhamos incansavelmente todos os dias para conseguir isso. Essa conferência é um importante passo para implantarmos melhorias essenciais para o setor em Tibagi”, argumentou.

O prefeito Rildo Leonardi também agradeceu os esforços de todos os envolvidos na organização do evento e ressaltou que o município vem trabalhando para oferecer uma saúde pública de qualidade aos munícipes. “Quero deixar os meus cumprimentos a toda equipe da Saúde que organizou este importante evento. A Saúde, junto com a Educação, são prioridades e temos que garantir que os serviços atendam os anseios da população. A conferência vem para proporcionar esse diálogo com a comunidade em geral. É o momento de debater, de apontar as falhas e os acertos para direcionarmos o nosso trabalho. Estou confiante que é um grande momento para o município e sairemos hoje daqui com um plano estratégico e moderno e que vai ao encontro do que a população deseja e precisa”, considerou.

Ainda pela manhã aconteceu a palestra com o tema Redes de Atenção à Saúde, com o diretor da 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba, Roberto Amatuzzi Franco. O palestrante falou sobre a importância das redes de atendimento e os benefícios que o modelo trouxe para o setor. “A estratégia no estado do Paraná foi organizar as Redes de Atenção, principalmente a Rede Mãe Paranaense. Obtivemos resultados muito positivos, principalmente na nossa região. Com a organização da Rede Mãe Paranaense a mortalidade infantil do Estado do Paraná vem a cada ano diminuindo em torno de 10 a 12% e somente na nossa regional, que antes de 2011 tinha os piores índices de mortalidade do Estado, passou agora em 2016, a um dos melhores índices de mortalidade materno-infantil do Paraná. Com isso diminuiu drasticamente a mortalidade infantil na nossa regional em mais de 45%”, explicou.

Após a palestra aconteceu o debate e logo depois do almoço os grupos foram divididos para as discussões dos seis eixos: Rede Mãe Paranaense, Rede Saúde Mental, Rede Saúde Bucal, Rede Atenção Básica, Rede do Idoso, Rede de Urgência e Emergência.

No final do dia houve a plenária para aprovação das propostas e ainda a escolha de integrantes do Conselho Municipal de Saúde. (Foto: Christian Camargo / Texto: Bianca Martins)