Correio dos Campos

Grupo do Executivo e Legislativo de Tibagi visita instalações da Klabin

18 de julho de 2017 às 10:56

Comitivas da Prefeitura e da Câmara Municipal de Tibagi visitaram as instalações das unidades de Monte Alegre e Puma, da Klabin, na sexta-feira (14), durante todo o dia.

O convite partiu da empresa, que buscou e trouxe os visitantes novamente a Tibagi no final do passeio. O executivo e o Legislativo não tiveram custos durante a viagem. O prefeito Rildo Leonardi, alguns secretários, funcionários e vereadores puderam conhecer de perto toda a estrutura do empreendimento, que hoje é considerado o maior do setor no Brasil e um dos maiores do mundo. Fundada em 1899, possui atualmente 18 unidades industriais (17 no Brasil, em oito estados, e uma na Argentina).

A empresa ainda conta com escritórios comerciais em oito estados brasileiros, uma filial nos Estados Unidos, um novo escritório na Áustria, além de representantes e agentes comerciais em vários países.

A visita foi programada e logo na chegada aconteceu uma apresentação institucional, pelo gerente de Relações com a Comunidade, Uilson Paiva e pela gerente do Setor de Visitas, Claudia Bueno. Em seguida o grupo seguiu para o Centro de Tecnologia, inaugurado recentemente, e que comporta o Laboratório Físico-Químico, auditório e salas de reuniões.

O grupo também conheceu o viveiro florestal, que comporta mais de 20 milhões de mudas e 200 mil matrizes de pinus e eucalipto, matérias-primas utilizadas pela indústria.

O ponto alto da visita pela manhã foi a chegada à unidade Monte Alegre, que comporta a Máquina 9. Com mais de 250 metros de extensão, ela faz todo o processo da confecção do papel cartão. A tecnologia utilizada permite a entrega ao consumidor de um papel totalmente pronto para o mercado.

Após o almoço foi a vez de conhecer de perto o processo de colheita das florestas de pinus e eucalipto e o mais novo investimento da Klabin, a unidade Puma, em Ortigueira. Inaugurada em 2016, a nova fábrica dobrou a capacidade de produção e tornou a Klabin a única fábrica do Brasil a oferecer a celulose fluff, utilizada em absorventes e fraldas descartáveis. Até então, o Brasil importava essa tecnologia.

O prefeito Rildo Leonardi achou a estrutura da empresa grandiosa e espera conseguir mais parcerias com a Klabin para futuros investimentos em Tibagi. “Já temos algumas parcerias em andamento, mas hoje pudemos conhecer de perto todo o potencial dessa importante indústria. Com certeza vamos conversar mais e analisar novas possibilidades de parcerias. Mas estou maravilhado com a estrutura, com a força desse empreendimento. É um orgulho para região e para Tibagi também, já que quando a empresa foi instalada a área ainda pertencia ao nosso município”, avaliou.