Correio dos Campos

Meio Ambiente realiza palestra sobre segurança no trabalho

10 de julho de 2017 às 18:01

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI) recebeu na manhã de sábado (08) uma palestra sobre Segurança no Trabalho e Uso dos Equipamentos de Segurança com o engenheiro Ambiental e de Segurança no Trabalho, Sérgio Moya Silveira. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e contou com a presença de aproximadamente 50 associados. A gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, explica que a palestra faz parte do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) que vem sendo desenvolvido pela secretaria com a ACAMARTI. “Temos a obrigação de garantir que eles trabalhem em local adequado e com equipamentos de segurança para evitar ou prevenir possíveis acidentes durante a execução dos serviços. A palestra veio elucidar ainda mais as principais dúvidas que ainda existem e reforçar a importância do uso dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual)”, esclarece a gerente.

De acordo com o engenheiro, o tema discutido durante o encontro serviu para enfatizar a importância do uso dos EPIs como forma de amenizar as conseqüências de um acidente. “Deixamos claro na palestra que o EPI não evita o acidente, mas diminui o impacto, evita a lesão e uma conseqüência mais grave. Daí a importância do uso diário em todos os processos envolvidos. Eles têm uma condição de risco bem variada, por isso todos os setores precisam ser gerenciados para que as condições de trabalho sejam adequadas”, analisa Silveira.

Leri lembra que todos os associados já receberam seus equipamentos de proteção e que para cumprir as determinações exigidas pelo PPRA E PCMSO outras ações educativas vão continuar sendo desenvolvidas até o final do ano. A previsão agora é que Silveira faça intervenções diretamente nos locais de trabalho dos catadores. A gerente da secretaria acredita que desta forma será possível atender aqueles que não tiveram condições de comparecer ao evento. “Temos uma empresa de medicina do trabalho que faz esse acompanhamento, realiza exames periodicamente neles. Para dar continuidade a esse processo de conscientização, os catadores vão receber a visita do engenheiro diretamente no ambiente de trabalho várias vezes ao ano. Isso também para atender quem não pôde participar da palestra porque estava no horário de trabalho. Queremos que todos tenham conhecimento sobre o assunto e saibam usar corretamente seus equipamentos”, considera.

Foto: Christian Camargo