Correio dos Campos

Turismo – Prefeitura retoma obras na Orla do Rio Tibagi

6 de julho de 2017 às 18:15

Esta semana foram retomadas as obras de implantação do Complexo Turístico na Orla do Rio Tibagi oriundas de um convênio federal, financiada com recursos do Ministério do Turismo. A obra que teve início em 28 de novembro de 2013 esteve paralisada desde março de 2015 devido às dificuldades financeiras da empresa e atraso nos repasses de recursos pelo Governo Federal. Somente este ano a Prefeitura conseguiu fazer o pagamento do restante que faltava e realizar nova licitação. Essa primeira etapa da obra contemplará o Centro de Informações Turísticas. Uma nova licitação deverá ser programada ainda este ano para a conclusão dos demais ítens que integram o complexo, como a pista de caminhada, cascata de oito metros, chafariz e paisagismo.

A Secretaria Municipal de Planejamento está fazendo uma análise para solicitar um novo pedido de reprogramação junto à Caixa para a próxima fase. “Alguns pontos estão sendo revistos para desonerar os custos da obra, considerando a defasagem dos valores em virtude da data de assinatura do convênio há mais de cinco anos, bem como a questão de manutenção futura das estruturas monumentais”, comenta o secretário municipal de Planejamento Fernando Kogus.

Complexo Turístico

O Complexo Turístico na Orla do Rio Tibagi é uma grande obra de revitalização das margens do Rio em um local próximo à Rodovia PR 340, de fácil acesso à comunidade local e visitantes e de grande apelo cênico, onde é possível observar as corredeiras do rio e a prática de canoagem e rafting. O Centro de Informações Turísticas, primeira fase da obra, abrigará um ponto de informações com área administrativa, espaço para exibição de filmes e palestras, lojas para a comercialização de produtos locais, estacionamento e espaço para contemplação. A etapa seguinte prevê obras de paisagismo, trilhas para caminhada com paradas estratégicas para descanso e observação da natureza, instalação de uma imponente cascata de oito metros, constituindo um importante eixo de lazer, cultura e entretenimento para toda a população.