Correio dos Campos

Conferência debate fortalecimento da assistência social em Tibagi

4 de julho de 2017 às 16:23

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realiza nesta quarta-feira (05) a X Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), a partir das 8h. O tema deste ano é “Garantia de Direitos e Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

Segundo a assistente social da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social e presidente do CMAS, Lisa Andrea Romão, o objetivo é reafirmar o papel da assistência social. “A última conferência foi feita em 2014, e desde então, não aconteceram mais discussões acerca deste tema. O objetivo é definir as prioridades do município, analisar o SUAS, obter respostas e apresentar as novas perspectivas. É um debate amplo que vai ser essencial para o fortalecimento do nosso trabalho”, elencou.

A conferência começa com o credenciamento às 8h e logo em seguida abertura e coffee break. Às 9h45 acontecerá a palestra “Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, com Adrianis Galdino da Silva Júnior. Os trabalhos serão retomados às 13h com a discussão dos quatro principais eixos do SUAS: a proteção social não contribuitiva e o princípio da equidade; gestão democrática e controle social; acesso a seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços; legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidade.  Durante a conferência também serão escolhidos os novos conselheiros não governamentais do CMAS e a eleição do delegado para a Conferência Estadual.