Correio dos Campos

Responsabilidade – Feira de Adoção movimenta praça da cidade

3 de julho de 2017 às 17:24

Muitos animaizinhos e pessoas dispostas a fazer o bem. Esse era o cenário da Praça Edmundo Mercer na manhã de sábado (01), que comportou a primeira Feira de Adoção de Animais do ano. Parceria entre a Prefeitura, através do Canil Municipal, e da Associação Protetora dos Animais Sonho Tibagiano, a ação envolveu também os pet shops da cidade e outros apoiadores, que venderam e expuseram seus produtos durante todo o dia. Cerca de 30 animais estavam disponíveis para adoção. Ao todo, 14 foram adotados. Resultado considerado acima do esperado pela presidente da Associação Sonho Tibagiano, Daniela VillasBoas. “Foi muito bom. Estamos muito contentes com o resultado. Tanto que vamos adiantar e fazer a próxima feira já no final de julho”, antecipou.

As pessoas que adotaram receberam um termo de responsabilidade com algumas exigências que deverão ser cumpridas e ainda receberão visitas esporádicas de algum membro da associação para acompanhar a adaptação do filhote ao novo lar. Segundo Daniela, é comum as pessoas se arrependerem depois que adotam. “O termo de adoção é um compromisso que a pessoa assume. A adoção precisa ser responsável, por isso é necessário que pessoa esteja disposta a cumprir o que está no termo. Nos comprometemos a fazer a castração desses filhotes daqui um tempo. Tudo certinho e para incentivar a adoção responsável”, disse.

Atualmente a Associação conta com 26 animais para adoção e para Daniela, uma das soluções para o elevado número de animais abandonados ou em situação de rua, seria a adoção responsável e a castração. No Canil Municipal, a situação também não é diferente. No entanto, o número de animais atendidos sobre para 66.  Para a responsável pelo Canil, Michele Córdega, a situação do local já melhorou muito desde o início do ano, mas o objetivo maior é conseguir realizar as castrações. “A gente está cada vez melhorando mais. Eles são bem tratados.  Agora temos medicamentos, vacinas, tudo o que precisa para tratá-los. O nosso objetivo é a castração, estamos nos preparando para isso. A gente vai ter que fazer nas clínicas e levar para recuperar no canil.  Isso vai ser muito importante, vamos conseguir amenizar um pouco mais o problema de cães nas ruas”, explicou.

O prefeito Rildo Leonardi prestigiou o evento e parabenizou os organizadores. “A gente tem conversado muito com a Associação Sonho Tibagiano, sabemos que podemos avançar muito mais em relação às castrações, que a prefeitura pode ajudar mais. Parabenizo muito a capacidade deles se organizarem e a vontade deles cuidarem dos animais e pelo belo evento que realizaram hoje. A iniciativa da adoção é muito boa, espero que eles continuem com essa campanha. Vamos fazer uma parceria para ajudar a diminuir o número de cães nas ruas”, relatou.

A próxima Feira de Adoção acontecerá no dia 30 de julho, na Praça Edmundo Mercer com barracas para distribuição de produtos e venda de alimentos, acessórios e rações. “O nossos parceiros ficaram impressionados com o resultado desta primeira feira. Agora a nossa intenção é gerar um hábito na comunidade. Com certeza a situação vai melhorar”, afirmou a presidente da Associação Sonho Tibagiano.