Correio dos Campos

Festa – Tibagi comemora 117 anos da mulher mais velha do mundo

22 de junho de 2017 às 20:05

A festa de aniversário da mulher mais velha do mundo, Amantina dos Santos Duvirgem, agitou o distrito de Caetano Mendes, em Tibagi, na tarde desta quinta-feira (22). Cerca de 200 pessoas, entre autoridades e comunidade em geral, participaram da festa em comemoração aos 117 anos da idosa. Com bolo e comidas típicas de festas juninas, o “Arraiá da Júlia”, teve música ao vivo e a animação dos idosos, que começaram o baile às 15h30 da tarde, na subprefeitura. A vice-prefeita Helynez Ribas parabenizou a aniversariante e ressaltou a importância dessa comemoração para a comunidade tibagiana. “A longevidade da Dona Amantina é um fato histórico para Tibagi. É um momento único para o nosso município, ter a mulher mais velha do mundo entre nós. Tudo o que ela conseguiu até hoje foi com a graça de Deus, então espero que a vida dela continue sendo muito abençoada”, desejou a vice-prefeita.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Maria Rosalina Silva, a festa foi organizada para homenagear uma pessoa muito importante para a comunidade, principalmente para os grupos de idosos. “A Dona Amantina é uma referência e um exemplo para todos. Estamos muito felizes por podermos proporcionar esse momento de alegria. Ela merece. Estamos muito orgulhosos de tê-la conosco sempre participando das atividades. Esse é o objetivo do nosso trabalho, promover qualidade de vida também nesta fase tão importante da vida das pessoas”, frisou.

Para a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Rosane Mendes, é um privilégio ter a idosa como membro dos grupos atendidos pelo CRAS. “Sempre que pode ela participa, se comunica do jeito dela. Nós acabamos nos adaptando e entendemos o que ela pede. Ela é sempre muito alegre. Desejamos que continue trazendo essa alegria para todos nós ”, disse.

Uma das integrantes do Grupo de Idosos Renascer, do qual Dona Amantina faz parte, Maria Nazaré de Lima Gomes, diz que a vitalidade da idosa é uma inspiração para todos. “É maravilhoso fazer parte desse momento. É muito importante para todos nós ter a Dona Júlia aqui, se divertindo com a gente. Ficamos muito felizes de ver que ela está muito bem e que com certeza ainda vamos comemorar outros aniversários com ela”, almejou.

Dona Amantina ou Dona Júlia, como é chamada pelos mais íntimos, vive na residência de Maria Edenir Luz, há pelo menos 17 anos. “Ela vivia pela rua, sem lugar, sem ninguém. A gente ajudava, mas um dia conversei com meu marido e disse que queria trazer ela para morar conosco. Ele aceitou e até hoje ela está junto de nós. Já faz parte da família e é adorada por todo mundo. É uma alegria muito grande ver como ela é querida por todos. Ela merece ter essa festa linda, a mais bonita que ela já teve”, comemorou Maria Edenir.

Pouco se sabe sobre as origens da mulher e as informações sobre o fato de ser a mais idosa do mundo ainda não são oficiais, mas de acordo com as datas de seus documentos, ela teria nascido em primeiro de janeiro de 1900 e não em 28 de abril, como foi divulgado anteriormente. Com esse novo dado, Dona Amantina pode ser considerada a mulher mais idosa do mundo, já que a jamaicana Violet Brown, considerada a mais velha pelo Gerontology Research Group (GRG), teria nascido em 10 de março de 1900.

A festa foi realizada pelo CRAS com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e voluntários.