Correio dos Campos

Reciclagem – Meio Ambiente continua série de palestras

12 de junho de 2017 às 18:46

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou nesta segunda-feira (12) mais uma palestra da série sobre reciclagem e ações do programa Recicla Tibagi, no teatro Tia Inália, para alunos e professores do Colégio Estadual Leopoldina Pedroso. A iniciativa faz parte do projeto de Educação Ambiental da secretaria e que pretende abranger todas as escolas do município. “A educação ambiental precisa ser feita de uma forma contínua. As crianças e adolescentes são nossos principais meios de conscientização nas famílias”, diz Leri Ribeiro, gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A professora de história, Cristiane Navarro Ribeiro, considera que a iniciativa é de extrema importância e que deve ser levada às escolas. “Esse aprendizado, esse trabalho, é de suma importância. A reciclagem é o trabalho do segundo bimestre lá no colégio. Então vamos discutir bastante esse tema com os alunos. A gente já havia tentado colocar os latões para separar o lixo reciclável do não reciclável e tivemos certa dificuldade. Imagino que com esse trabalho vá ajudar bastante”, acredita.

 

Conteúdo  O objetivo das palestras, segundo a gerente, é esclarecer as principais dúvidas que ainda possam existir em relação ao tema e também contar um pouco da história do programa Recicla Tibagi, que hoje tem um Centro de Compostagem e Triagem (CCT) gerido pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI), órgão ligado à Prefeitura. “Explicar a existência da ACAMARTI e mostrar como é possível ter um projeto sustentável é de extrema importância. Eles precisam saber que o lixo que eles separam ajuda por comida na mesa de muita gente. É um trabalho social”, explica Leri.

Além das informações técnicas sobre o assunto, os alunos também acompanharam a exibição de um vídeo e o relato da história e experiência de vida da catadora Dona Maria. Dona Maria fez um relato emocionado embora estivesse sempre com um sorriso largo no rosto. Ela contou que conseguiu criar os filhos com a ajuda do programa e que no começo não teria sido fácil, mas que hoje, tem muito orgulho de ver o quanto evoluiu. Uma de suas filhas está na universidade e esse é hoje seu maior orgulho.

O próximo encontro será no Colégio Integração com crianças de cinco e seis anos, nesta terça-feira (13), às 14h. À noite, a palestra será no Colégio Estadual Irênio Moreira Nascimento, a partir das 19h30 horas.

Leri lembra também que o programa Recicla Tibagi está aberto para visitas da comunidade todas as quintas-feiras. É necessário fazer um agendamento prévio na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou pelo telefone 3916-2151. Só serão permitidas visitas em grupo.