Correio dos Campos

Consultora da FAO visita Tibagi

6 de junho de 2017 às 21:25

A consultora da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), Ilka Correia, esteve em Tibagi nesta terça-feira (06) para uma reunião com a Secretaria Municipal de Agricultura e representantes de entidades e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) para uma avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), que tem por objetivo promover a agricultura familiar e o acesso à alimentação saudável por parte da população em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional.

A vice-prefeita Helynez Ribas também participou representando o prefeito, Rildo Leonardi, que cumpria agenda em Curitiba.

Segundo Ilka, o objetivo é traçar um cenário da atuação do programa e sua relação com as entidades recebedoras e com as unidades executoras, no caso de Tibagi, a Secretaria Municipal de Agricultura. “A gente sabe que o COMSEA é o controle social do PA, a unidade executora é a secretaria de Agricultura e que as unidades recebedoras são a APAE e o Lar de Nazaré. Queremos conversar com representantes dessas instituições para saber como é a relação. A ideia é justamente saber o que está dando certo para continuar e o que não está dando certo para melhorar. Queremos continuar, de um lado promovendo a agricultura familiar em Tibagi e de outro lado diminuindo a insegurança alimentar e nutricional de quem está inserido neste contexto”, explica.

A consultora fez uma apresentação detalhada de como deve ser o funcionamento do programa e depois realizou uma dinâmica para recolher informações de como está o andamento do PAA no município. Segundo o coordenador do programa, Maurício Chizini Barreto, Tibagi conta hoje com 17 produtores inscritos e uma verba anual de cerca de R$ 100 mil.

A distribuição dos alimentos é feita diretamente nas entidades, com o conhecimento da secretaria. No entanto, o ideal seria que houvesse um centro de distribuição para que os alimentos pudessem ser conferidos, pesados e certificados para que só então pudessem ser encaminhados às instituições. O gerente da Secretaria Municipal de Agricultura, Walmar Eidam, se comprometeu organizar essa distribuição e melhorar a comunicação com os produtores. “Essa reunião de hoje foi muito produtiva. Tinha muitas dúvidas em relação ao programa e hoje consegui entender perfeitamente o funcionamento de cada etapa. Agora vou organizar o PAA no município. Dentro do possível fortalecer esse elo entre o produtor e as entidades recebedoras. É um programa de extrema importância que precisa ser mais bem explorado”, disse.

Walmar informou que a intenção também é dar incentivo para que agricultor familiar amplie seu negócio. “Esses programas do Governo Federal são muito importantes para darmos um ponta pé inicial na questão da geração de renda dessas famílias. Mas, os agricultores precisam saber que eles tem potencial para crescer e desenvolver seu negócio. Queremos despertar o interesse também nesse sentido”, afirma.

Ilka vai percorrer cinco cidades no Paraná esta semana: Tibagi, Almirante Tamandaré, Cambé, Corumbataí do Sul e Sengés.
O PAA é um programa que compra da agricultura familiar local e doa para famílias ou pessoas que estão em situação de insegurança alimentar ou nutricional. Essa doação é feita através de entidades cadastradas no programa. Em Tibagi a APAE e o Lar de Nazaré são as unidades recebedoras ativas.

Participaram da reunião também a representante do COMSEA, Adenair Souza, a diretora do APAE, Ana Lúcia, representante do Lar de Nazaré, Cláudio Marques Bitencourt, da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB), escritório de Ponta Grossa, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Vilson de Lima.

Texto: Bianca Martins
Imagens: João Pedro Agostinho