Correio dos Campos

Proteção – Reunião define ações a favor da segurança

5 de junho de 2017 às 23:05

Os recentes casos de assaltos e roubos em Tibagi foram o motivo do encontro entre poder executivo e membros da sociedade civil, legislativo e polícias civil e militar, na manhã desta segunda-feira, 05, no Palácio do Diamante. A reunião teve por objetivo definir um plano de ações para coibir ou inibir a criminalidade do município. Ficou decidido que a Prefeitura fará um estudo e também o levantamento dos custos para implantação de novas câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade. O prefeito Rildo Leonardi se comprometeu em acelerar esse processo para que projeto seja o mais rapidamente implantado no município.

“Nós vamos fazer esse projeto. Acreditamos que com câmeras mais modernas teremos mais condições de reconhecer e identificar melhor esses criminosos. Vamos aumentar a iluminação nas praças e em algumas ruas da cidade para que a visualização também seja mais eficiente, vamos podar algumas árvores para também aumentar o campo de visão de quem estiver monitorando. Com ações como estas acreditamos que estamos dando um primeiro passo para que a nossa população se sinta mais segura”, afirmou.

O presidente do Conselho Municipal de Segurança (CONSEG), José Kwasneski, considerou a reunião produtiva e defende a participação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) nas escolas para que as crianças já recebam desde cedo informações sobre o combate ao uso de drogas. “A ideia que foi trocada aqui é muito positiva. Esse é o caminho, fazer esse estudo do monitoramento através de câmeras. Também vejo a necessidade de conseguirmos a parceria com o PROERD, através de palestras nos colégios, para um trabalho preventivo, que vai surgir efeito em longo prazo, mas que é muito interessante para que as crianças e os adolescentes possam entender a gravidade que é a entrada nesse caminho das drogas e da criminalidade”, sustentou.

Outro assunto mencionado foi a Patrulha Escolar. Defendido pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Elizeu Cortez, o projeto deverá entrar em vigor nos próximos meses. Segundo Cortez só está faltando assinatura do convênio para que a viatura, que foi doada pelo legislativo, passe a monitorar as escolas da cidade. “É uma grande ferramenta para o combate à criminalidade. Desta forma vamos garantir que as crianças estejam protegidas de traficantes ou pessoas que queira desvirtuar nossos alunos nas portas das escolas”, disse.

O empresário e vice-presidente da Associação Comercial, Empresarial e Turística de Tibagi (ACETT), João Carlos Gomes, espera que as ações dêem resultado e convoca a comunidade para participar das discussões. “A comunidade tem que e mobilizar junto como executivo para achar soluções. Hoje aqui foi falado de modernizar as câmeras, trocar, colocar um serviço mais eficiente, mas acho que também precisa melhorar o efetivo de investigação. Porque se não tiver investigação que vá a fundo, que sejam apurados os autores dos casos que acontecem aqui vai continuar da mesma maneira. Precisamos mobilizar num todo para fortalecer a segurança de Tibagi. Para uma cidadezinha pequena e pacata, hoje a situação está fora de controle”, destacou.

O 2° Sargento da Polícia Militar, Dair Teixeira Júnior e a delegada da Polícia Civil, Gislaine Ortega também estiveram na reunião e relataram as dificuldades encontradas para dar andamento das investigações. Um dos principais problemas é a falta de efetivo, mas outro fator muito importante e que segundo a delegada, trava todo o processo é a falta de denúncias formais. “Se não tiver denúncia, não vai haver prisão. Nós precisamos do comprometimento da comunidade nesses casos. Os boletins de ocorrência precisam ser feitos na hora para dar mais agilidade aos trabalhos”, explicou.

Participaram do encontro o prefeito Rildo Leonardi, o secretário municipal de Administração, Rubens Leonardi, os vereadores Enio Antunes e Elizeu Cortez, os agricultores Luiz Henrique de Geus, Guilherme de Geus Filho, Ricardo Bouwman, a delegada da Polícia Civil, Gislaine Ortega, o 2° Sargento Dair Teixeira Júnior, o presidente do CONSEG, José Kwasneski, o presidente da ACETT, Adriano Mileski, o empresário e vice-presidente da ACETT, João Carlos Gomes.