Correio dos Campos

Arrecadação – Tibagi participa de reunião sobre ICMS partilhado

26 de maio de 2017 às 20:35

A vice-prefeita Hellynez Ribas e o secretário municipal de Finanças, Erli Prestes, participaram, na manhã desta quinta-feira (25), da primeira reunião do Grupo Gestor do Convênio do ICMS partilhado, no auditório da Unidade Puma, da Klabin, em Ortigueira. Participaram da reunião, representantes da Klabin, da Secretaria de Estado da Fazenda, prefeitos e secretários de 12 municípios dos Campos Gerais integrantes do grupo.

O convênio, assinado em 2012, entre a empresa e os 12 municípios da região, define que 50% do valor adicionado para o retorno do ICMS gerado pela Unidade Puma ficassem na sede da nova fábrica (na época não havia sido definido), hoje em Ortigueira, e os 50% restantes fossem partilhados entre os demais municípios que integram a base florestal da empresa: Cândido de Abreu, Congonhinhas, Curiúva, Imbaú, Reserva, Rio Branco do Ivaí, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

O primeiro repasse dos recursos ocorrerá em janeiro de 2018, considerando os valores de ICMS apurados no ano de 2016. A próxima reunião do Grupo Gestor será realizada em setembro de 2017.

Para o secretário municipal de Finanças de Tibagi, “a distribuição diferenciada do ICMS é uma forma inédita de tributação inclusive no país, pois a unidade do RS que teria a mesma forma de tributação, não saiu do papel. Os critérios de rateio desses 50% seguem os parâmetros do Estado. É um projeto que irá incrementar a arrecadação de ICMS de onze municípios do porte de Tibagi que com certeza irão reverter em melhoria na qualidade de vida de seus munícipes. Será um ganho muito significativo para o nosso município”, considera.

A vice-prefeita Hellynez Ribas acredita que a arrecadação vai proporcionar mais investimentos na cidade. “Hoje estamos vivendo momentos de controle extremo nos gastos públicos. Um incremento como este só vai beneficiar o nosso município”, destaca.

Os prefeitos e secretários tiveram a oportunidade de visitar a estrutura da Unidade Puma e conheceram o processo de fabricação de celulose na sala de controle central, além da operação de transporte de madeira na Central de Logística da Unidade Florestal. Ao final, todos participaram de um almoço no refeitório da fábrica.

*com Assessoria da Klabin