Correio dos Campos

Definidos os detalhes da 10ª Caminhada na Natureza

17 de maio de 2017 às 19:29

A Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) realizou nesta quarta-feira (17) uma reunião técnica para resolver os últimos detalhes para a 10ª edição da Caminhada Internacional na Natureza, que acontece dia 11 de junho. Estavam presentes a vice-prefeita Hellynez Ribas, gerente da Secretaria Municipal de Agricultura, Walmar Eidam,  o coordenador de cultura Evaldo Lopes, o diretor do Museu Histórico Edmundo Mercer Júnior, Nery Assunção e o representante da Emater , Walber Hull da Silva.

Foram discutidas mudanças no trajeto e a limpeza prévia do trecho, que deverá ser feita pela Prefeitura. O executivo também vai disponibilizar um auxiliar de enfermagem e uma ambulância para atender possíveis emergências que possam ocorrer. “Definimos coisas importantes como a limpeza do trecho, transporte e alimentação. São detalhes que precisam ser resolvidos com antecedência e que agora já estão encaminhados”, diz a assessora administrativa da Setur, Simone Brustolim.

Para o agrônomo da Emater, Walber Hull da Silva, a expectativa é de mais um evento de sucesso. “Esperamos pelo menos 200 pessoas para essa caminhada. Agora já está tudo acertado, então é só aguardar e trabalhar para que dê tudo certo”, afirma.

Para o Este ano os participantes terão uma novidade no percurso. Desta vez, o trecho será por dentro das propriedades rurais e não pela estrada. Uma atração a mais para quem gosta de observar a natureza. Nestes pontos, o caminhante pode adquirir produtos da agricultura familiar e conhecer mais de perto a cultura local. “A caminhada também é uma oportunidade para o empreendedor rural divulgar o seu trabalho. Como temos os cinco pontos de controle, justamente nessas propriedades, é a chance de incluir a agricultura familiar neste contexto, do turismo rural”, avalia.

No início da caminhada os inscritos recebem um cartão de controle para que, durante o trajeto, seja carimbado cada vez que passar por um dos cinco pontos de controle. Ao final, quem conseguir concluir o percurso, receberá uma Carteirinha Internacional, que valerá para dez provas similares, até mesmo, em outros países. “O caminhante terá o controle de quantas caminhadas fez e se conseguiu cumprir todo o trajeto. Ele vai poder carimbar essa carteirinha em outros países também”, explica Simone.

A Caminhada Internacional da Natureza acontecerá no dia 11 junho, a partir das 9h, com saída da Pousada Longe Vista. As inscrições podem ser feitas através do site www.tibagi.pr.gov.br.