Correio dos Campos

Tibagi será beneficiada com Pró-Rural

10 de maio de 2017 às 19:58

A Prefeitura de Tibagi participou nesta segunda-feira (08) da entrega, pelo governo estadual, de máquinas agrícolas que farão serviços de adequação de estradas em 60 municípios atendidos pelo Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial – Programa Pró-Rural.

Os conjuntos de equipamentos custaram R$ 24 milhões e foram comprados com recursos do Estado. Oito consórcios intermunicipais farão a administração das máquinas. O consórcio Caminhos do Tibagi – Tibagi, Curiúva, Figueira, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Telêmaco Borba, Ventania, Palmeira e Rio Branco do Ivaí – vai administrar o uso das maquinas pelo o município. A meta é trabalhar 50 quilômetros de estradas por consórcio, no ano.
Um conjunto ficará na Codapar para uso em situações emergenciais e para treinamento de operadores.
O prefeito Rildo Leonardi comemora a participação de Tibagi neste programa. “Este projeto é muito importante porque fala adequação o que é diferente de recuperação de estradas. Com a adequação vamos poder resolver problemas de escoamento, colocação de tubulação, por exemplo”, cita.
Rildo explica que o consórcio Caminhos do Tibagi já decidiu um cronograma para este ano que vai atender as cidades incluídas no projeto. O primeiro município a receber o maquinário será Tamarana, seguida por Ortigueira e depois Tibagi, que deverá ficar com os equipamentos por 60 ou 90 dias, a partir de outubro. “A expectativa é grande. Temos muitos trechos que precisam ser melhorados e com certeza com a vinda desse suporte, teremos condições de atender as necessidades do município”, explica.
Patrulhas Rurais
Até então, o governo estadual colaborava com a readequação das estradas com as patrulhas rurais. Elas trabalharam entre 2013 e 2014, com obras de adequação das estradas rurais em projetos integrados com as lavouras. Foram trabalhados 3.200 quilômetros em 160 municípios. Os novos equipamentos vão substituir as patrulhas.
Cada conjunto de máquinas inclui equipamentos como escavadeira, retroescavadeira, trator de esteira, rolo compactador, motoniveladora, caminhão comboio e quatro caminhões basculantes. Com esse conjunto, será feito um trabalho que envolve obras de terraplanagem, drenagem, revestimento primário e logística.
O secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que as obras de adequação das estradas rurais serão executadas de modo integrado às técnicas de conservação de solos e água nas propriedades.
Visita
O prefeito aproveitou a estadia em Curitiba e visitou, na manhã de terça-feira (09) o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, em seu gabinete para fazer outras reivindicações. Na oportunidade, Rildo detalhou as condições das estradas do município e elogiou o programa Pró-Rural, lançado nesta segunda-feira (08) pelo governo estadual.

No encontro, o chefe do executivo solicitou ajuda para a compra de óleo diesel para municípios de pequeno porte e com dificuldades financeiras. “Ele me garantiu que vai pedir aporte financeiro ao governo do Estado para providenciar esse suporte. O secretário demonstrou total interesse em ajudar o nosso município. Saí de lá confiante que Tibagi vai ter muito a receber ainda este ano”, afirma.