Correio dos Campos

Projeto “Recicla Tibagi” recebe visitantes de Wenceslau Braz

20 de abril de 2017 às 08:57

O Recicla Tibagi é novamente referência para municípios da região. Desta vez, representantes de Wenceslau Braz, a 136 km de Tibagi, vieram conhecer de perto da estrutura do projeto. A vice-prefeita, Helynez Ribas recebeu a comitiva no gabinete juntamente com a gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, que expôs detalhes sobre o funcionamento do programa. O grupo do município vizinho, formado pelo vice-prefeito, quatro vereadores, funcionários da prefeitura e catadores da Associação dos Profissionais de Reciclagem de Wenceslau Braz (APRES), participou de um café da manhã com a vice-prefeita Helynez e em seguida foi ao Centro de Compostagem e Triagem (CTC) para conhecer o mecanismo do Recicla.  Eles conheceram os barracões, o refeitório e a estufa de flores, produzidas pelo Recicla e vendidas à Prefeitura como forma de melhorar a renda dos catadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (ACAMARTI).

O vice-prefeito de Wenceslau Braz, Carlos Alberto Simão, mais conhecido como Roberto de São Miguel, ficou entusiasmado com o que viu. “Achei muito bom tudo o que vi. O que chama a atenção é que é o mesmo modelo que queremos implantar. Estamos no local certo. Tem os mesmos objetivos nossos que é gerar emprego e renda. Tudo muito organizado com uma gestão de primeira”, declarou.

A presidente da APRES, Lucinéia Teles, pode conhecer de perto como funciona a ACAMARTI e deverá levar o exemplo para aplicar com seus cooperados. “Achei muito bom, A gente está pensando em fazer isso lá. Trouxemos alguns associados para acompanhar para não ter dúvidas e para levarem essa experiência com eles”, disse.

Reestruturação – O Recicla Tibagi vem passando por uma reformulação. Recentemente foram liberados recursos para a compra de equipamentos e caminhões para coleta seletiva e de orgânicos. Para a gerente da secretaria, Leri Ribeiro, esta visita mostra a força do projeto e a necessidade de ser ampliado no município. “Estamos muito felizes em nos terem como referência. Mesmo diante das dificuldades, estamos trabalhando para o que o projeto siga em frente. Já é a segunda vez este ano que somos procurados por sermos um bom exemplo e isso nos dá a garantia que estamos no caminho certo”, avaliou.  No mês passado, um representante do estado do Amazonas esteve em Tibagi para conhecer de perto o Recicla.