Correio dos Campos

Prefeito faz reunião para tratar de segurança pública

20 de abril de 2017 às 08:33

Os recentes casos de assalto no comércio de Tibagi alarmaram empresários e o poder público. Foram quatro casos em supermercados da cidade nas últimas semanas. O prefeito Rildo Leonardi se reuniu no final da tarde de quarta-feira (12) com um grupo de empresários, Conselho Municipal de Segurança (Conseg) e representantes da Polícia Civil e Militar da cidade para discutir medidas que inibam essas ocorrências no município. A vice-prefeita Helynez Ribas e o secretário municipal de Administração, Rubens Leonardi também participaram do encontro.

Ficou definido que será solicitada uma audiência com o secretário estadual de Segurança Pública, Wagner Mesquita, para tratar o assunto. “Vamos solicitar uma audiência com o secretario porque como está não dá pra continuar. Precisamos de mais efetivo nas polícias militar e civil e mais viaturas também. Nossa cidade está desprotegida. Vamos com esse grupo para mostrar que estamos unidos pelo bem de Tibagi”, destacou Rildo.

A delegada da Polícia Civil em Tibagi, Gislaine Ortega Pimenta, reforçou que o efetivo policial na cidade é deficitário. “Já protocolei pessoalmente os ofícios demonstrando as dificuldades que temos o efetivo e todas as respostas foram negativas”, explicou a delegada.

Para o presidente do CONSEG, José Kwasneski Sobrinho, a situação é crítica e precisa mudar. “A nossa proposta é reivindicar apoio junto ao executivo, à secretaria de Segurança Pública do Estado e às lideranças políticas. Precisamos da iniciativa deles para aumentar a segurança do nosso município. Estamos numa situação de emergência e de fragilidade”, salientou.

Ação

Na quinta-feira (13) e no sábado (15), policiais da Rotam estiveram na cidade para reforçar o patrulhamento na cidade. Após um pedido pessoal do prefeito ao comando da Polícia Militar em Telêmaco Borba, a equipe da Rotam abordou 32 pessoas e 13 veículos. Segundo o comandante, o Tenente Victor Manuel Freiberger, foi uma ação para dar mais segurança à população. “Ocorreram uma série de furtos e roubos na cidade. Devido a um clamor da população o prefeito fez o pedido pessoalmente ao coronel e estamos cumprindo ordens. Estamos prontos para voltar quando necessário”, contou.

Para o comandante da Polícia Militar de Tibagi, o 2° Tenente Dair Alves Teixeira, o fato de o município ser uma cidade turística já justificaria um aumento do efetivo.  “Temos gente de fora circulando o tempo todo pela cidade. Precisamos de pelo menos mais dois policiais e uma viatura. Quando precisamos sair, o destacamento fica fechado por falta de funcionário”, comentou.

Teixeira lembrou que a população pode ligar diretamente em dois celulares da polícia quando ocorrerem situações suspeitas ou de risco. Os números são (42) 98822-4874 e (42) 99871-3672. Ele reforçou que pelos celulares o atendimento pode até ser mais rápido. “Muitas vezes estamos nas ruas e podemos fazer o atendimento no local de forma mais rápida e eficaz”, sugeriu.