Correio dos Campos

Bailarinas de Tibagi se apresentam em Joinvile

20 de abril de 2017 às 15:15

A Escola Municipal de Dança de Tibagi começa nesta quinta (20) sua participação do 1° Congresso Brasileiro de Dança Educacional, em Joinvile, Santa Catarina. A professora de dança e educadora física, Ana Karina Cruz, inscreveu nove bailarinas da escola mantida pela prefeitura, para apresentarem coreografias criadas especialmente para o evento. Mariana Sato apresentará um número de balé clássico de repertório, Isabelly Martins, fará um apresentação de dança contemporânea e um grupo com oito bailarinas apresentará uma dança afro, intitulada Navio Negreiro.

Segundo a professora, a participação da cidade no congresso é muito importante porque vai possibilitar mais conhecimento para as bailarinas. “Lá elas vão poder participar de várias oficinas e cursos. Vai ser um grande aprendizado”, afirmou.

As meninas têm entre 10 e 15 anos, e fazem as aulas duas vezes por semana na Casa da Cultura em Tibagi. Elas aprendem balé clássico, moderno, contemporâneo e jazz. As aulas são totalmente gratuitas e toda a estrutura custeada pela prefeitura.

Na noite de quarta-feira (19), durante o último ensaio, o prefeito Rildo Leonardi, o secretário municipal de Administração, Eugênio Leonardi, o secretário municipal de Finanças, Erli Prestes, a secretária municipal de Educação, Ana Elis Gomes e o gerente de Cultura Evaldo Lopes, vieram desejar boa sorte para as meninas e puderam conhecer uma das coreografias que será apresentada no festival. “Viemos dar o nosso apoio e dizer que estamos muito orgulhosos. São meninas muito talentosas que merecem nossa dedicação para manter e escola de dança funcionando”, afirmou o prefeito.

A Casa da Cultura ainda oferece cursos gratuitos de vários instrumentos musicais e técnica vocal.

Congresso

Para participar do evento em Joinvile, a prefeitura disponibilizou o transporte e parte do figurino das bailarinas. “São meninas entre 10 e 15 anos, então foi um desafio. Ensiná-las a correr atrás de seus objetivos, atrás de seus sonhos”, disse Karina referindo-se ao trabalho do grupo para conseguir pagar as demais despesas da viagem. De acordo com a professora, foi feito rifa e algumas meninas ainda pagaram parte de seus figurinos. O evento vai até domingo e terá a participação de vários estados brasileiros.