Klabin capacita professores e gestores escolares sobre segurança hídrica
COM ASSESSORIAS – O Programa Klabin Caiubi, dedicado à disseminação de conteúdos de educação ambiental para professores, realizou mais uma etapa de capacitação nas redes municipais de ensino de dez municípios do Paraná. Com o objetivo de fortalecer a conscientização sobre a importância da segurança hídrica, os treinamentos reuniram 185 professores, durante quatro dias, no Parque Ecológico Klabin (PEK), em Telêmaco Borba e 32 professores em Paranaguá.
O programa contou com a participação de profissionais da rede de ensino das cidades de Curiúva, Ortigueira, Imbaú, Reserva, Sapopema, Paranaguá, Tamarana, Telêmaco Borba, Ventania e Pitanga. Durante o encontro, os participantes foram instigados a refletir sobre temas relacionados ao saneamento, tratamento de água e esgoto, e como esses processos são essenciais para garantir a segurança hídrica das comunidades.
Nos municípios dos Campos Gerais, a capacitação foi estruturada em dois momentos: pela manhã, o Consórcio Intermunicipal para a Proteção Ambiental do Rio Tibagi (Copati) realizou dinâmicas sobre a Política Nacional de Saneamento, abordando os desafios e responsabilidades do saneamento básico no Brasil, com um panorama específico para o estado do Paraná. À tarde, a Sanepar realizou discussões sobre o processo de tratamento de água e esgoto, destacando a importância da qualidade da água e a destinação correta do esgoto doméstico.
“Essas ações são fundamentais para que os educadores se tornem multiplicadores de conhecimento, levando para as salas de aula discussões cruciais para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuam,” destaca Júlio Nogueira, gerente Corporativo de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.