Correio dos Campos

UBS terão horários estendidos para atendimento de pacientes com sintomas de dengue

19 de março de 2024 às 10:36
(Foto: Divulgação/PMTB)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a partir de segunda-feira (18), algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão seu horário de funcionamento estendido das 18 às 20 horas com o objetivo de atender pacientes com sintomas de dengue.

A chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marondes, explica que a ação visa também reduzir a demanda alta de atendimentos na UPA, diluindo a demanda entre os serviços. “Esta medida foi organizada visto o aumento no número de casos e pelo aumento da procura nos serviços de saúde”, informou.

Diante de sintomas de dengue, a SMS recomenda que no horário de funcionamento da UBS, das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, o paciente procure atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa otimizando o atendimento do usuário.

Na UBS, o médico avaliará os sintomas e solicitará os exames necessários, realizando as orientações e acompanhamento até a melhora do paciente.

Febre acima de 38,5ºC, dor de cabeça, dor muscular e nos olhos, mal estar e manchas vermelhas na pele são sinais que devem ser considerados suspeitos para a dengue.

A SMS reforça à população que a porta de entrada para atendimento ao usuário em horário comercial de segunda a sexta-feira é preferencialmente a UBS, havendo necessidade o usuário será encaminhado para demais serviços.

CONFIRA AS UBS QUE TERÃO HORÁRIOS ESTENDIDOS:

SEGUNDA-FEIRA: Área 02, Vila Esperança, CAIC e Bela Vista

TERÇA-FEIRA: CAIC e Bela Vista

QUARTA-FEIRA: Área 02

QUINTA-FEIRA: Área 02, Vila Esperança, CAIC, Bela Vista e BNH

SEXTA-FEIRA: Vila Esperança