Comissão debate uso de antibiótico e o tema antibioticoterapia nas infecções comunitárias
COM ASSESSORIAS – A Comissão de Farmácia e Terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na sexta-feira (23), no auditório do IFPR, uma reunião com os profissionais médicos e enfermeiros da Rede Pública para apresentação do protocolo de fornecimento do antibiótico Ceftriaxona e também para uma videoconferência, com a participação do médico Andrey Biff Sarris, residente em infectologia na FMRP/USP sobre o tema antibioticoterapia nas infecções comunitárias.
Foram abordadas as principais Infecções adquiridas na comunidade, escolha do antibiótico, resistência bacteriana. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a resistência bacteriana está entre as dez principais ameaças globais à saúde, tornando-se um problema de saúde pública. O uso excessivo e indiscriminado dos antibióticos é um dos principais impulsionadores de surgimento dessa resistência.
COMISSÃO
A Comissão foi instituída através da Portaria 008/2019 SMS e atua especialmente na discussão e implementação de estratégias para monitorar e promover a qualidade no uso dos medicamentos, com segurança e efetividade.
É um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, possuindo caráter permanente, multidisciplinar, deliberativo, consultivo, articulador e educativo.