Correio dos Campos

Centro de Tecnologia Klabin recebe reconhecimento internacional em arquitetura

Obra foi contemplada com o prêmio A´Design Award
25 de junho de 2019 às 14:13

COM ASSESSORIAS – O Centro de Tecnologia Klabin, localizado em Telêmaco Borba (PR), conquistou o Prêmio Internacional “Golden A’ Design Award 2018-2019” na categoria Arquitetura, Construção e Design de Estruturas. A premiação do “A’ Design Award & Competition” tem como objetivo destacar as excelentes qualificações dos melhores projetos de arquitetura e os melhores conceitos de design em todo o mundo. É voltado para arquitetos e designers, que competiram em mais de 40 categorias. A cerimônia de premiação acontecerá em Como, na Itália, no próximo dia 28.

O CTK, projetado pelo arquiteto Paulo Brazil, foi entregue em maio de 2017 e ocupa mais de quatro mil metros quadrados. Localizada nas foi entregue em maio de 2017 e ocupa mais de quatro mil metros quadrados. Situado nas proximidades da entrada principal da Vila Harmonia, a construção nasceu com o objetivo de ser um dos mais modernos e inspiradores centros de pesquisa do setor de papel e celulose.

Para o arquiteto, o desafio do projeto induz a pensar o conjunto como um marco humanizado, destinado à imersão intelectual dos pesquisadores que nele atuam. “A utilização de uma única pele que circunda e delimita seu perímetro por contínuas marquises de visitação, define por si só o partido arquitetônico. As acentuadas linhas horizontais em respeito ao sítio de implantação determinam o conjunto que se mescla à paisagem, costurando a terra ao repousar seus terraços no gradativo declive do terreno”, comentou Brazil.

O conjunto é composto por dois blocos com acessos independentes, interligados por passarelas. No bloco principal há três pavimentos, destinados às atividades de laboratórios e pesquisa; no bloco anexo, voltado para a face norte, há dois pavimentos, com um auditório para 80 pessoas, área de eventos e exposições.

O Centro de Tecnologia Klabin se dedica a cinco rotas de pesquisa: qualidade da madeira, desenvolvimento de novos produtos e aplicações – celulose, desenvolvimento de novos produtos e aplicações – papéis para embalagem, novas rotas tecnológicas com base florestal e meio ambiente e sustentabilidade.