Correio dos Campos

Telêmaco sedia reunião da AMCG e Adetur para atualização do Mapa do Turismo nos Campos Gerais

26 de abril de 2019 às 09:28

IMPRENSA/Telêmaco Borba – A AMCG – Associação dos Municípios dos Campos Gerais em parceria com a Adetur – Agência de Desenvolvimento Turístico realizou na tarde de quarta-feira, 24, na Casa do Artesão em Telêmaco Borba uma reunião para tratar sobre a Construção do Processo de Regionalização do Turismo no Brasil e no Estado do Paraná.

O encontro foi presidido pela AMCG, por meio da assessora Katiane Pires Ferancini e contou com as participações da presidente da Adetur Campos Gerais, Wagnilda Alves Minasi e da representante da Paraná Turismo, Deise Bezerra.

Participaram representantes na área de turismo dos municípios de Sengés, Ortigueira, Jaguariaíva, Carambeí e Telêmaco Borba.

A proposta, explica Katiane, é informar aos municípios sobre a atualização do mapa do turismo na região dos Campos Gerais.

De acordo com a representante da Paraná Turismo, Telêmaco Borba e toda a região da AMCG possui grandes potenciais turísticos que devem ser explorados de maneira sustentável e consciente.

“Cada município tem algo interessante a ser divulgado para que possa atrair a presença do turista. Este irá vir conhecer, se hospedar, se alimentar, enfim movimentar uma cadeia econômica que será favorável para ambas as partes”, destaca Deise.

Para a presidente da Adetur para que este processo de fomento ao turismo aconteça deve haver uma perfeita harmonia entre poder público e iniciativa privada.

Um Conselho de Turismo atuante, com planejamento e a existência de um fundo para que recursos auxiliem no desenvolvimento turístico da cidade os benefícios serão muitos, principalmente na geração de emprego e renda.

Para Klécius dos Santos Silva, assessor especial Indústria Artesanal, Comércio e Turismo de Telêmaco Borba, a administração do prefeito Dr. Marcio Matos, que presidente a AMCG atualmente, tem total interesse na questão turística do município.

“Não tenha dúvida. A Casa do Artesão onde estivemos reunidos será um local totalmente revitalizado e voltado para a ação turística, valorização do artesanato local, a cultura, o museu para contar a história da cidade, entre tantas outras ações que estamos planejamento e que será de bom grado a todos aqueles que vieram a nos visitar”, finalizou Klécius.

Informações turísticas podem ser consultadas pelos sites www.viajeparana.com.

Situação atual do Mapa Turístico do Estado do Paraná
Hoje o Paraná conta com 14 regiões turísticas estabelecidas, com 283 de seus municípios pertencentes ao Mapa, que é um instrumento de orientação do Governo Federal para definir as políticas públicas do Turismo. “90% dos recursos do Governo são destinados aos municípios que integram o Mapa, e somente 10% aos demais”, explica Alessandra, destacando a importância das Prefeituras se adequarem e estarem inseridas.

Para fazer parte do Mapa do Turismo os municípios devem estar inseridos em uma Instância de Governança Regional (IGR), que nos Campos Gerais é a Adetur -, comprovar a existência de um órgão oficial de turismo (secretaria ou diretoria), ter no seu orçamento recursos destinado a projetos de turismo (LOA e QDD), contar com Conselho Municipal de Turismo ativo, e com pelo menos um prestador de serviço turístico cadastrado no Cadastur. Além disso, há um termo de compromisso, que deve ser assinado pelo prefeito, dirigente do turismo e presidente do Conselho.