Correio dos Campos

Unidades Básicas de Saúde do BNH, Cem Casas e Jardim Bandeirantes recebem certificação

26 de março de 2018 às 20:46
Secretário de Saúde, Dr. Ede Pukanski (a direita), com as equipes de saúde das UBSs que receberam a certificação com o Selo Bronze.

IMPRENSA/Telêmaco Borba – As Unidades Básicas dos bairros BNH, Cem Casas e Jardim Bandeirantes foram certificadas neste mês de março com o Selo Bronze conferido pelo Governo do Estado, Secretaria de Estado de Saúde, através da 21ª Regional de Saúde.

As primeiras cinco unidades avaliadas em Telêmaco Borba foram BNH, Área 6, Área 2, Cem Casas e Jardim Bandeirantes.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Ede Pukanski, enalteceu o trabalho promovido pela equipe de saúde para obtenção desses resultados. “Parabéns a todos os servidores envolvidos diretamente e indiretamente pela conquista do Selo Bronze. Processo de tutoria da Secretária de Saúde Estadual. Parabéns em especial as Unidades Básicas do BNH, do Bandeirantes e Cem Casas. Obrigado pela dedicação e empenho de todos, é administração do prefeito Dr. Marcio atuando em prol o desenvolvimento da saúde em Telêmaco Borba”, afirma Dr. Ede.

Como é feita a avaliação nas Unidades Básicas de Saúde

O processo de tutoria busca organizar a Atenção Primária em Saúde – APS para que a mesma atue como porta de entrada, com resolutividade e responsabilidade pelos cuidados dos seus cidadãos.

A tutoria tem como objetivo apoiar as equipes de saúde no gerenciamento dos micro e macro processos prioritários para que assumam a coordenação das Redes de Atenção à Saúde, estabelecendo padrões e protocolos, organizando processos de trabalho com vistas a garantir a segurança do usuário e da equipe, gerenciar processos para a melhoria do cuidado e melhorar os indicadores de saúde da população.

A adesão ao processo é voluntária e a gestão atual aderiu de maneira audaciosa com todas as unidades ao processo de tutoria, que avalia 105 itens, visto que entende que os ganhos e o instrumento auxiliariam a todos.

No mês de março cinco unidades foram avaliadas e destas três obtiveram resultado favorável quanto a obtenção do selo de qualidade – Selo Bronze. As demais unidades serão avaliadas nos próximos meses.

Independente dos resultados é possível verificar nitidamente os avanços obtidos neste um ano, como por exemplo, desde o funcionamento ininterrupto das unidades, aos testes biológicos das auto claves, elaboração e implementação de protocolos, PGRSS (Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde), POP’s (Procedimento Operacional Padrão), estratificações, aquisições de equipamentos, materiais, melhorias, entre outros.

“Além do esforço e dedicação nítido de todas as equipes e o apoio dos demais setores da Secretaria Municipal de Saúde. Somos e seremos vitoriosos independente do resultado”, avalia Marlise Marcondes, chefe da Divisão de Saúde Pública.

Telêmaco Borba é o primeiros município da 21ª Regional de Saúde a obter os selos de qualidade.

O título é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população.