Correio dos Campos

Prefeitura realiza evento de prevenção a acidentes e orienta para valorização a vida

24 de novembro de 2017 às 18:04

IMPRENSA/Telêmaco Borba – Atenção e alguns cuidados básicos podem evitar acidentes de trabalho e preservar vidas. Com esta intenção a Prefeitura promoveu no dia 16 de novembro, no teatro do Centro Cultural Eloah Martins Quadrado, o evento sobre o Dia Municipal de Prevenção de Acidente de Trabalho e Doenças Ocupacionais.

A organização foi da Secretaria Municipal de Administração, Divisão de Recursos Humanos, através da Seção de Segurança e Orientação Funcional (SSOF) e visou abranger aos mais de dois mil servidores que hoje atuam no serviço público municipal.

As atividades tiveram início às 8h30 e foram concluídas por volta das 16 horas e durante este período o tema em questão foi a “Segurança é um senso de amor pela vida”.

O prefeito Dr. Marcio Matos participou da programação e relatou da importância. “Realmente, o trabalhador tem que ter consciência de que, por um descuido, sua vida pode mudar. Tenho longo anos de medicina e já fiz muito pela vida das pessoas, mas o que me dói, é que em algumas vezes, pela gravidade do problema não há nada o que podemos fazer. Portanto a prevenção é fundamental”, alertou.

O objetivo foi abordar as questões de segurança, valorizando a orientação e a capacitação para poder identificar os riscos existentes no ambiente de trabalho, tendo em vista à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais através da antecipação, reconhecimento, avaliação, controle e monitoramento dos mesmos, assim contribuindo para adotar métodos e implantação de programas e medidas de controle dos riscos.

Levar os servidores a refletir sobre as consequências negativas que trazem consigo os acidentes no trabalho, tanto sociais quanto para seus familiares.

Pela manhã houve a palestra motivacional ministrada por Jane Peralta, autora do livro “Amputados vencedores”, refletindo sobre a vida, a segurança, a amputação, o acidente de trabalho e a segurança no trabalho e na vida. No acidente de trabalho que vivenciou aos 13 anos fala sobre o valor da vida e o preço de um acidente de trabalho.

O engenheiro de segurança no trabalho Rafael Gogola, Rafael Luiz Gogola, natural de Toledo (PR), graduado em Engenharia de Pesca pela UNIOESTE de Toledo (PR) em 2004 e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FAG – Faculdade Assis Gurgacz, de Cascavel (PR) em 2006 passou orientações pontuais sobre Prevenção de Acidentes.

O Dr. Leandro Bessa Lages, graduado em medicina pela PUC, especialista em urologia, abordou sobre a saúde do servidor, a importância de se fazer o exame da próstata, sintomas, prevenção e tratamento.

O Servidores da Secretaria Municipal de Administração, através do Divisão Recursos Humanos apresentaram   teatro que encenou sobre a necessidade e importância de usar os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual e seguir os procedimentos de trabalho de segurança.

Durante o evento aconteceram as paródias que trataram da Segurança do trabalho.

Foram parceiros nesta produção o Grebserv (Grêmios dos Servidores Municipais), Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) e Sanepar.

Segundo Vanderson Bueno, chefe da Seção de Segurança e Orientação Funcional (SSOF),  é uma das metas da Administração, valorizar o servidor público municipal e primar por sua saúde física e mental. “Tivemos o apoio total do prefeito Dr. Marcio Matos, do secretário de Gabinete Nando Matos, do secretário de Administração Izomar Pucci, que nos permitiram trabalhar integrados com todas as secretaria. Agradecemos a todos os servidores que ajudaram de forma direta ou indireta para que o evento acontecesse”, finaliza.