Correio dos Campos

Secretaria e Fórum realizaram a VII Conferência Municipal de Educação

17 de novembro de 2017 às 19:01

IMPRENSA/Telêmaco Borba  – A Secretaria Municipal de Educação em parceira com o Fórum Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação realizaram, nos dias 13 e 14 de novembro, a VII Conferência Municipal de Educação com o tema: “Plano Municipal de Educação: monitoramento, avaliação e proposição de políticas públicas para a garantia do Direito à Educação de qualidade social, pública e laica, na perspectiva de sua consolidação. ”

No dia 13 foram iniciados os trabalhos com a palestra “Políticas para garantia do direito à educação, o monitoramento e avaliação dos Planos de Educação do Paraná”, ministrada pelo professor Maurício Santos Pastor.

No dia 14 aconteceram os grupos de trabalho no Polo UAB no período da manhã com os GTs: Educação Infantil; Alfabetização na Idade Certa; Educação Integral, Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Qualidade da Educação Básica; Valorização dos Professores da Educação Básica; Efetivação da Gestão Democrática; Financiamento da Educação; Ensino Profissionalizante e Ensino Superior e no período da tarde a Plenária Geral no Auditório Professora Carmem Iolanda Dalécio na SME.

A Conferência Municipal de Educação teve como objetivo a Avaliação do PME instituído pela Lei nº 2.104 de 24/06/2015, de acordo com a Lei o PME deverá passar por Monitoramento e Avaliação a cada dois anos.

Durante a Plenária foram apresentadas as Notas Técnicas referentes as Metas e Estratégias do Plano Municipal de Educação que foram elaboradas pelos representantes do Fórum Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação.

Esse foi um importante momento para a Educação do município, pois foram discutidas as metas e estratégias para os próximos anos, momento em que a participação democrática se fez presente através da participação de representantes da sociedade civil, gestores da rede municipal, estadual e privada, professores, pais de alunos , conselhos municipais, conselhos escolares, representes do executivo  e legislativo municipal.

O município de Telêmaco Borba cumpriu com o ciclo avaliativo do Plano Municipal de Educação.