Correio dos Campos

Outubro Rosa – Ações seguem até o final do mês

As ações do Outubro Rosa “Todos juntos na prevenção do câncer de mama e de colo de útero” continuam a ser realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
10 de outubro de 2017 às 11:30
Equipe da SMS com os profissionais da 18ª Subdivisão Policial

No sábado (7), a ação foi com as detentas da carceragem da 18ª Subdivisão Policial de Telêmaco Borba. Dezoito mulheres receberam informações e orientações sobre o câncer de colo de útero e mama. Também foram realizadas coletas de preventivo e testes rápidos (hepatite C, B, Sífilis e HIV).

A enfermeira da Clínica da Mulher, Verônica Blaszcyki, disse que a Secretária de Saúde busca dar uma atendimento integral para a comunidade. “É uma ação importante de inclusão para as mulheres que estão em reclusão”, frisou.

Verônica reforçou as diversas atividades que estão sendo realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nos sábados 21 e 28, na Clínica da Mulher, haverá atendimento durante todo o dia. Serão disponibilizados coleta de preventivo e realizados testes rápidos.

Outra iniciativa de orientação e informação e a entrevista sobre câncer de mama, na segunda-feira (16), na Rádio Capital do Papel, às 7h40 com a ginecologista da SMS Anelise Galdino.

Cronograma de realização de exames nas UBSs para o Outubro Rosa

Alto das Oliveiras – 26/10

Área 6 – 27/10

Bela Vista – 10/10

Jardim Bandeirantes – 17/10

CAIC – 19/10

Cem Casas – 28/10

Jardim Alegre – 31/10

Marinha – 21/10

Santa Rita – 16/10

Socomim – 26/10

Triângulo – 21/10

Vila Izabel – 25/10

Outubro Rosa

O outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997 nos Estados Unidos. Desde então são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.

Laço Rosa

O laço cor de rosa é um símbolo mundial de solidariedade, comprometimento e mobilização em torno da luta contra o câncer de mama. O Paraná está adotando o laço em formato de símbolo do infinito, para lembrar ás mulheres que prevenção é um cuidado que não para.

O que é câncer de mama?

É o crescimento desordenado (maligno) de células da mama que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase).

O câncer de mama é o mais frequente e uma das principais causas de morte em mulheres.

Prevenção

É possível diminuir o risco de a mulher apresentar o câncer de mama durante a sua vida por meio da adoção de hábitos saudáveis de vida (alimentação saudável, atividade física, controle de peso corporal, não consumir bebida alcoólica e cigarro)

Detecção Precoce

Quanto mais cedo for diagnosticada qualquer alteração nas mamas, maior a possibilidade de cura. O autoexame das mamas e a mamografia são formas de diagnóstico precoce.

Mamografia

A mamografia é um exame de raio x da área das mamas realizado num aparelho chamado mamógrafo. O exame permite descobrir tumores bem pequenos, identificando lesões precoces.

Quem deve fazer mamografia?

Mulheres com 50 a 69 anos com intervalo anual.

Já as mulheres consideradas de risco, com conforme história familiar, devem começar a fazer o exame a partir dos 35 anos, seguindo orientações do médico.

Autoexame das mamas

É importante que a mulher conheça seu corpo e identifique sinais de mudanças nas mamas.

Pode realizar o autoexame no banho com a pele ensaboada, deve elevar o braço e deslizar os dedos suavemente sobre a mama, estendendo até a axila, deve-se observar o contorno e superfície das mamas, verificar se a presença de secreções ou alterações na coloração da mama.

Principais sintomas do Câncer de mama

O câncer de mama não dói. Se você perceber alguns destes sintomas procure seu médico.

Aparecimento de um nódulo na mama ou axila;
Alteração na forma ou tamanho na mama;
Alterações no aspecto da pele da mama ou do mamilo;
Saída de secreção pelo mamilo.