Parque Vila Velha anuncia início das obras do elevador panorâmico

Desativado desde 2000, o Elevador na Furna dos Andorinhões está passando por obras para voltar a funcionar no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. O anúncio foi feito em evento no dia 10 de julho, com a presença de autoridades da política paranaense.
O elevador foi instalado entre 1979 e 1981 e permitia aos isitantes descerem cerca de 54 metros até um deck sobre a água na Furna dos Andorinhões. A expectativa é que em até 14 meses as obras sejam concluídas, após investimento de R$ 13,2 milhões pela Soul Vila Velha, responsável pela gestão do parque.
A concessionária ainda tem a expectativa que a nova atração possa ampliar em até 50% o número de visitantes no Parque Estadual de Vila Velha.
“A revitalização do elevador não é apenas uma obra de engenharia. É um resgate de identidade, um impulso para o turismo sustentável e uma homenagem ao desejo de milhares de paranaenses que cresceram com a lembrança desse símbolo. Estamos muito orgulhosos de liderar esse novo capítulo”, explica Leandro Ribas, gestor da Soul Vila Velha.
O projeto conta com autorização do Instituto Água e Terra (IAT) e o Governo do Paraná também avalia que a nova atração ampliará o turismo na região. “O investimento vai beneficiar os milhares de turistas que todos os anos lá estão. Somente no ano de 2024 foram 70 mil visitantes em Vila Velha”, apontou o Secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.
A iniciativa também foi celebrada pelo Diretor-Presidente do Instituto Água e Terra, Everton Souza, que afirmou a importância do turismo em Unidades de Conservação do Paraná.
“Um investimento de aproximadamente R$ 13 milhões que terá um impacto imenso no turismo da região. É mais uma demonstração da opção do Paraná pelo desenvolvimento sustentável, aquele que une geração de emprego e renda com os cuidados com a natureza”, finaliza.
Fonte: RIC Mais
Leia mais clicando AQUI