Correio dos Campos

Prefeitura vai oferecer testagem rápida e orientação sobre IST´s aos sábados

Atendimento será oferecido a partir do mês de abril pelo Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE). Trabalho visa também dar orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis, além da oferta da testagem rápida para o HIV, sífilis, hepatite B e C e gonorreia
27 de março de 2024 às 15:46
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), vai iniciar em abril o projeto “Sextou com um date? Sabadou com um Crush!”. O programa, que terá a primeira ação no dia 13 de abril, um sábado, pretende oportunizar que as pessoas façam o teste rápido aos sábados, fora do horário convencional.

“Essa abertura aos sábados pela manhã foca em tentar alcançar públicos que normalmente não conseguiriam chegar ao serviço para realizar a testagem rápida. Então, nesses dias de atendimento, poderemos dar orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis, além da oferta da testagem rápida para o HIV, sífilis, hepatite B e C, gonorreia e tuberculose”, explica Jean Zuber, coordenador do CTA/SAE.

A iniciativa vai proporcionar também outras estratégias de prevenção, como a PEP, profilaxia pós-exposição de risco ao HIV, para pessoas que tiveram relação em menos de 72 horas e que são negativas no teste rápido, para que possam ter acesso a medicamentos que são tomados por 28 dias. Isso impede que elas venham a se infectar com o HIV. Também será possível a oferta da PrEP, a profilaxia de pré-exposição ao HIV.

“Qualquer pessoa acima de 15 anos com testagem rápida negativa e não estando na janela diagnóstica, ou seja, uma relação de risco com menos de 30 dias e que não usam preservativo ou usam mais de uma forma de proteção, poderão realizar o PrEP”, destaca Jean.

A equipe que estará atuando no projeto é a equipe do SAE, formada por um farmacêutico, um enfermeiro, assistente social e agente administrativo. “O serviço vai estar aberto com demanda espontânea, de abril até o final do ano com datas pré-determinadas que serão amplamente divulgadas”, complementa Jean.

A sede do CTA/SAE fica na Rua Comendador Miró, n° 1420, Centro – próximo da rodoviária.

Diferenças entre Profilaxia Pré (PrEP) e Pós Exposição (PEP)

Profilaxia Pré-Exposição – PrEP

É um tratamento contínuo para prevenção do HIV destinado às pessoas com maior risco de exposição sexual sem o uso do preservativo, por exemplo, casais onde apenas um dos parceiros convive com o HIV, profissionais do sexo ou usuários de drogas injetáveis, entre outros.

O PrEP é realizado exclusivamente no CTA/SAE.

Profilaxia Pós-Exposição – PEP

Neste protocolo, os medicamentos são administrados após o paciente ter sido potencialmente exposto ao vírus HIV, como, por exemplo, em casos de estupro, rompimento ou não utilização da camisinha durante relação com alguém que convive com o HIV, usuários de drogas que compartilharam agulhas ou profissionais de saúde que se acidentaram com agulhas ou material biológico potencialmente contaminado.

No caso da PEP, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível com limite de 72 horas, sendo necessária a sua continuidade por 28 dias e acompanhamento do paciente por uma equipe de saúde por 90 dias.

O PEP é disponibilizado pelo Município tanto no CTA/SAE quanto nas UPAs.