Correio dos Campos

Ponta Grossa antecipa início da campanha de vacinação contra gripe para sábado (23)

20 de março de 2024 às 12:43
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura tomou a iniciativa de antecipar o início da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) em Ponta Grossa. A imunização terá início neste sábado (23) em ação do Ônibus da Vacina, na Estação Saudade, no Centro. O atendimento será das 9h às 17h, sem intervalo para almoço. No Ônibus também estarão disponíveis as demais vacinas do Calendário Nacional, incluindo covid-19.

A partir de segunda-feira (25), a campanha contra gripe tem sequência com as doses aplicadas, além do Ônibus, nas salas de vacinação instaladas nas Unidades de Saúde. Ao todo, são 22 salas que atendem das 9h às 17h, e mais duas com atendimento até 21h: Luís Conrado Mansani (Uvaranas) e Rômulo Pazzinato (Nova Rússia), possibilitando a ida dos munícipes em horários alternativos.

A campanha vai seguir até o dia 31 de maio, sendo 13 de abril o ‘Dia D’ de divulgação e mobilização nacional. “Cuidar de sua saúde é cuidar de todos nós. É importantíssimo manter atualizado o esquema vacinal e a adesão à campanha contra a gripe. Quanto mais sucesso tivermos na prevenção de doenças, menos pessoas vão experimentar dor, sofrimento, angústia e incerteza. Quanto mais nosso programa de imunização for vitorioso, menos famílias vão se preocupar, menos pessoas vão ser afetadas, menos preocupação para pais, filhos, amigos, maridos e esposas”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

Grupos prioritários

Estão elencados como grupos prioritários para receberem a vacina: crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos.

Também compõem grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários. Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Meta

O objetivo em Ponta Grossa é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra a influenza: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; e idosos com 60 anos e mais.

“Nossa meta é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação”, reafirma a coordenadora do Departamento de Imunização da Fundação Municipal de Saúde, Stela Godoy.

“A vacinação objetiva minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde”, reforça a presidente da Fundação de Saúde, Priscila Degraf.

Salas de vacinação de Ponta Grossa

Adam Polan (Palmeirinha)
Alfredo Levandovski (Gralha Azul)
Antero de Mello (Rio Verde)
Antonio Russo (São José)
Carlos Ribeiro de Macedo (Parque do Café)
Cleon de Macedo (Vila Rubini)
Cyro de Lima Garcia (Oficinas)
Egon Roskamp (Santa Paula)
Jayme Gusman (Vila Estrela)
José Bueno (Jacarandá)
José Carlos Araújo (Cará-Cará)
João de Oliveira Bello (Guaragi)
Júlio Azevedo (Vila Vilela)
Lauro Müller (Santa Maria)
Lubomir Antonio Urban (31 de Março)
Luís Conrado Mansani (Uvaranas)
Madre Josefa (Vila Princesa)
Nilton Luiz de Castro (Tarobá)
Ottoniel Pimentel (Vila Cipa)
Rômulo Pazzinato (Nova Rússia)
Roberto de Jesus Portela (Ronda)
Santo Domingo Zampier (Costa Rica)
Sharise Angélica Arruda (Recanto Verde)
Zilda Arns (Pq N. Sra. das Graças)