Correio dos Campos

Prefeitura apresenta balanço da “Semana contra a Dengue”

18 de março de 2024 às 14:56
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa concluiu a “Semana contra a Dengue”, que envolveu diversas ações de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. A ação, que contou com a participação do Exército, secretarias de Meio Ambiente, FASPG, Educação, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, visitou mais de 8 mil residências em Olarias, Costa Rica, Jardim Paraiso, Vila Odete e Vilela.

Conforme o relatório elaborado pela Fundação Municipal de Saúde, as equipes que atuaram na força-tarefa detectaram e eliminaram cerca de 1.200 possíveis focos do mosquito da dengue e fizeram a remoção de mais de 300 criadouros. Além disso foram coletadas e encaminhadas para análise mais de uma centena de amostras com larvas. Mais de dez notificações foram emitidas durante a ação.

“Vamos continuar atuando junto à população, organizando mutirões de limpeza, visitando as casas, recolhendo lixo e entulhos e eliminando possíveis criadouros do mosquito. Nossas equipes vão continuar trabalhando em várias outras ações, como blitz educativas, atividades lúdicas em escolas, entrega de material informativo e palestras”, afirmou a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Priscila Degraf.

O trabalho de combate e prevenção à dengue não acaba. Os mutirões passam a ser realizados às terças e quintas, das 8 às 17 horas, com intervalo para o almoço. Nesta terça-feira (19), as equipes estarão no Rio Verde e Andorinhas. Já na quinta-feira (21), agentes estarão no Lagoa Dourada. Nos demais dias, cada Agente Comunitário de Saúde estará realizando visitas separadamente. A programação das próximas semanas ainda está sendo definida pela Fundação.

Os profissionais estarão orientando a população também nas Unidades de Saúde dos bairros. Além disso, a Prefeitura vai intensificar o trabalho de conscientização dos alunos em toda a rede de ensino (pública e privada). Equipes da FMS estarão realizando palestras, distribuindo materiais informativos e apresentando materiais audiovisuais para os estudantes.