Correio dos Campos

Conselho de Patrimônio autoriza instalação do Hub de Inovação Vale dos Trilhos na Estação Arte

Novo espaço de inovação será parte fundamental do desenvolvimento tecnológico de Ponta Grossa
15 de março de 2024 às 15:28
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – Na última reunião do Conselho de Patrimônio, um importante marco foi estabelecido para o futuro de Ponta Grossa: a autorização para a instalação do Hub de Inovação Vale dos Trilhos na Estação Arte. Esse passo significativo reflete não apenas o avanço tecnológico da cidade, mas também a valorização e revitalização de seu patrimônio histórico.

“A autorização para este hub é um marco importante para impulsionar o desenvolvimento tecnológico em nossa cidade. Com isso, estamos mais próximos de consolidar Ponta Grossa como um polo de inovação e tecnologia, promovendo o crescimento econômico e social da região”, afirmou a prefeita Elizabeth Schmidt.

O Hub de Inovação, fruto de um convênio entre a Prefeitura de Ponta Grossa e a Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), recebeu aporte de recursos para sua concretização. Além da contrapartida inicial de 150 mil reais, a Prefeitura realizará um investimento adicional de 200 mil reais destinados à modernização da infraestrutura elétrica e de rede, bem como ao layout em Drywall. Com um montante total de R$ 1,8 milhão, o projeto está pronto para decolar.

Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, compartilhou sua satisfação após a decisão do Conselho e delineou os próximos passos do projeto. “Este hub de inovação é parte essencial do contínuo trabalho realizado pelo Vale dos Trilhos. Agora, com uma localização definida, seremos capazes de proporcionar um ambiente ideal para o desenvolvimento de startups, empreendedores e pesquisadores”, explicou.

O financiamento para a implantação do hub de inovação será viabilizado em parceria com o Governo do Estado, contando com apoio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital através do deputado estadual Marcelo Rangel e da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, por meio do deputado federal Sandro Alex.