Correio dos Campos

Natal Solidário em Ponta Grossa completa 30 anos

Ação leva brinquedo e doces às crianças
26 de dezembro de 2023 às 15:04
Os doces foram entregues nos dois dias; os brinquedos, no domingo. (Foto: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora)

COM ASSESSORIAS – Uma ação beneficente em Ponta Grossa comemora o Natal com crianças de famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, da Vila Marina, foi criada há 30 anos e, em 2023, entregou, no último sábado e domingo, mil kits de doces e 1.400 presentes para os pequenos da região do Jardim Costa Rica, no último sábado, e, da Vila Mariana, no domingo. O Projeto Deus feito Menino acontece graças a solidariedade de muitas pessoas e com a benção do vigário paroquial padre Jaime Kniess, coordenador da ação.

Dona Maria de Lourdes Passos iniciou as entregas há três décadas, na Comunidade São Domingos Sávio, com apenas nove crianças. Ao longo dos anos, a iniciativa foi crescendo e com a ajuda da comunidade salesiana e do padre Jaime a ação natalina ganhou maiores proporções. Ano passado, foram as crianças moradoras do Parque das Andorinhas, na região do Núcleo Rio Verde, e do Jardim Costa Rica, no Bairro Neves, que viveram um domingo diferente. O projeto, que envolve paroquianos, integrantes de pastorais/movimentos e benfeitores, arrecadou e distribuiu cerca de mil brinquedos e doces.

Em 2022, as doações começaram a ser coletadas em setembro. No final das missas, em todas as comunidades, eram entregues lembretes, pedindo os donativos. “Os seus sonhos foram muito mais além do que os seus pés pisaram’. Como comunidade salesiana é de nosso dever e paixão propagar os sonhos de nosso fundador Dom Bosco aonde estivermos. Com um espírito cheio de juventude, um coração ardente e colocando os pés a caminho esperamos ter proporcionado boas lembranças a cada criança”, destacou padre Jaime.

Oratório

Com o propósito de levar a alegria salesiana, diferentes grupos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora iniciaram as atividades do oratório: encontro criado por Dom Bosco, que alterna atividades religiosas e recreativas, como o ensino da liturgia, a música e a brincadeira. Os grupos da espiritualidade juvenil salesiana do Grupo de Animação Missionária (GAM) e da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e os cooperadores salesianos promoveram dois dias de atividades. No bairro Costa Rica, dias 15 e 16 deste mês, e na Comunidade São Pedro, no dia 17.

No dia 15, a AJS, o GAM e missionários da paróquia foram até o Costa Rica convidar crianças, jovens e seus familiares a participarem do oratório festivo, programado para o dia 16. O oratório aconteceu no mesmo espaço das atividades realizadas em julho deste ano, durante a Animação Missionária Juvenil. No oratório, brincadeiras, teatro, oração e entrega de geladinho, doces e lanches, doados pelos assessores. “Esperamos ter levado o espírito Juvenil de Dom Bosco para cada uma das cerca de 150 crianças presentes”, dizia um dos assessores.

Já no dia 17, a AJS juntamente com os salesianos cooperadores, realizaram o último oratório festivo do ano na Comunidade São Pedro, que, mergulhando no clima natalino, divertiu as crianças com um teatro sobre o nascimento de Jesus e a visita do Papai Noel. Aproveitando o verão, além de todas as brincadeiras de costume, foi realizado também um escorrega com sabão e bexigas de água.

Nova área de missão

Em 2024, os salesianos do Sul do Brasil terão uma nova área de missão em Ponta Grossa. No bairro Costa Rica, região pertencente à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, será instalado um oratório diário. A iniciativa foi oficializada pelo padre inspetor, Ademir Ricardo Cwendrych, em comunicado no último dia 18.

A estrutura será construída em um terreno de mais 6 mil metros quadrados, onde já existe uma estrutura de barracão iniciada. “O local passará ainda por melhorias como instalação de água e energia elétrica, colocação de cerca e preparação para ser um lugar de referência e acolhida às crianças, adolescentes e jovens. O projeto é torná-lo um Oratório Diário para recreação, catequese, celebrações, oficinas, etc. Pouco a pouco, com a ajuda da comunidade local e voluntários, será para nós um belo espaço de educação e evangelização, como a tempos esperado e sonhado por todos nós”, escreveu padre Ademir Ricardo.