Correio dos Campos

Ponta Grossa adere à campanha nacional contra câncer de pele

19 de dezembro de 2023 às 15:58
(Crédito: Divulgação Colégio Positivo)

COM ASSESSORIAS – “Seu Sol, Sua Pele, Sua Proteção”. Esse é o slogan central da campanha de 2023 do Dezembro Laranja, que tem como objetivo promover a conscientização sobre os fatores de risco para o câncer de pele, que é o tipo mais comum no Brasil e no mundo. Pensando nisso, o Colégio Positivo – Master ganha iluminação laranja durante todas as noites do mês de dezembro.

A campanha, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), orienta a população a manter hábitos adequados de proteção solar e visitar regularmente o dermatologista para obter uma avaliação especializada. Além disso, a SBD realiza consultas gratuitas para a prevenção do câncer da pele, em cerca de 100 postos de atendimento espalhados por todo o país. A ação acontece no primeiro sábado do mês, 2 de dezembro, das 9h às 15h.

Segundo Karina Bittencourt Medeiros, médica dermatologista, membro da SBD e coordenadora estadual da campanha no Paraná, nunca é demais lembrar os prejuízos que o excesso de sol pode causar, entre eles o câncer de pele. “Seja na praia, piscina, durante uma caminhada ou até mesmo no dia a dia, a prevenção é uma prática indispensável para garantir uma pele saudável e protegida. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, e quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura”, complementa a especialista.

Karina também lembra que cada paciente tem sua cor de pele diferente e sua individualidade. Por isso a fotoproteção também deve ser personalizada. “É importante que o paciente procure um dermatologista e siga as orientações para a prevenção, começando pelo uso diário do protetor solar e de acessórios como chapéus, roupas com proteção UV, óculos de sol, entre outros. Pele bonita é pele saudável”, observa.

Dezembro Laranja

Em 2016, a Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de uma proposição do deputado Anibelli Neto (MDB), aprovou a lei 18.829/2016, que criou a Campanha Dezembro Laranja. O mês é dedicado à realização de ações preventivas e à conscientização da população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele.

Cuidados

Quem tem pele e olhos claros está mais vulnerável à ação dos raios solares, porém, todas as pessoas estão suscetíveis ao câncer de pele. Dentre as causas e os riscos de desenvolver a doença, destaca-se a exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência. Para se proteger do câncer de pele, a SBD recomenda:

  • evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10h e 16h;
  • usar filtro solar diariamente, com fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo;
  • usar chapéu, camiseta, óculos escuros e protetor solar;
  • observar regularmente a própria pele, à procura de novas pintas ou manchas;
  • consultar um dermatologista uma vez ao ano, pelo menos, para um exame completo.