Correio dos Campos

Fundação Banco do Brasil vai financiar itens para famílias atingidas pelas chuvas

10 de novembro de 2023 às 09:06
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – Quanto às fortes chuvas que atingiram o Estado em outubro, pelo relatório da Defesa Civil do Paraná, verificou-se que elas provocaram estragos em 13 dos 17 municípios da Diocese de Ponta Grossa. A Caritas Regional Paraná foi acionada pela Fundação Banco do Brasil e pode ajudar essas cidades, graças a um financiamento oferecido pela Fundação. Os recursos seriam para a aquisição de colchão, fogão, artigos de cama e banho, kit cozinha, carga de gás, botijão de gás e travesseiros. A verba, assim que liberada, será dividida entre as dioceses de Ponta Grossa, União da Vitória, Campo Mourão, Cascavel, Guarapuava e Palmas/Francisco Beltrão, as seis mais atingidas pelas chuvas.

“Com a chegada dos recursos, veremos quantas famílias poderão ser atendidas. Estamos aguardando orientação e esperando que o dinheiro venha o quanto antes”, comenta a assistente social da Caritas Diocesana de Ponta Grossa, Erica Pilarski Clarindo. Por outro lado, de acordo com ela, os cartões alimentação estão já para chegar. “Pedimos alguns para o Regional. São da Campanha Pão Nosso, mas serão destinados para atender os atingidos pelas chuvas. Um pouco ficará aqui na cidade e outro tanto será distribuído nas demais cidades assoladas, como Ipiranga. Vamos distribuir via paróquias, assim que cheguem os cartões”, acrescenta.

Juliane Marques, a assistente social que atende as paróquias do Setor 4, conta que, mesmo passado as chuvas, os pedidos de ajuda chegam o tempo todo. “Fora muitos destelhamentos e algumas pessoas perderam tudo. Nas visitas, percebemos que existem casas que só permanecem em pé por Deus. As famílias ficaram sem nada: roupa, artigos de higiene, colchão. No entanto, o maior pedido é por telhas e alimento. Por enquanto, só encaminhamos as demandas, por falta de suporte. A Caritas agora que está conseguindo telhas. Na verdade, fazemos a ponte entre quem precisa e quem pode doar. Nas paróquias, fizemos o atendimento com roupas e alimentos”, destaca.

A Caritas Diocesana, juntamente com a Diocese de Ponta Grossa, também lançou uma campanha de arrecadação de recursos. Tudo o que for obtido vai ser utilizado na ajuda dos desalojados e desabrigados. “Vamos entrar em contato com as paróquias e com a Defesa Civil porque sabemos que virão outros problemas, como a limpeza, a falta de móveis, de colchões, para receber as famílias que estarão voltando para casa”, explica o presidente da Caritas, diácono Gilson Camilo da Silva.