Correio dos Campos

Bispo de Ponta Grossa presidiu missa novena na Festa do Rocio ontem

9 de novembro de 2023 às 14:45
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O bispo Dom Sergio Arthur Braschi presidiu, ontem (8), a missa do terceiro dia do novenário da 210ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá. A celebração reuniu centenas de devotos na parte interna e externa do Santuário e foi concelebrada por Missionários Redentoristas e padres diocesanos. O novenário foi aberto na última segunda-feira e já contou com a presença dos bispos de Campo Mourão, Dom Bruno Elizeu Versari, e de Cornélio Procópio, Dom Marcos José dos Santos.

Dom Sergio é devoto da padroeira do Paraná desde os cinco anos e lembra com carinho da primeira vez que esteve na casa da Mãe do Rocio. “Minha maior qualidade é se devoto de Nossa Senhora do Rocio desde criança, quando eu vinha de Curitiba com a minha família para o Santuário Estadual”, disse.

Durante a homilia, com o subtema ‘Alegria de Acolher os Necessitados de Deus’, o bispo falou sobre a alegria de servir e fazer a vontade de Deus. Ao final da celebração, Dom Sergio foi homenageado pelos Missionários Redentoristas, após anunciar que era sua última festa como bispo. Ele recebeu uma imagem de Nossa Senhora do Rocio, com um manto especial bordado com o seu nome.

A Paróquia Santa Josefina Bakhita, de Paranaguá, e a Paróquia Nossa Senhora do Porto, de Morretes, foram as convidadas da noite. O novenário em louvor a Nossa Senhora do Rocio pode ser acompanhado às 6 e 19 horas pela TV Rocio no Youtube e Facebook, na Rádio Difusora 104, às 6 e 12 horas, e na página do Facebook da Rádio Litoral Sul FM, às 19 horas. O reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, ressaltou que a expectativa é que o novenário seja bem participado nos seis horários disponíveis na programação. “Os primeiros dias foram maravilhosos, tinha um clima bom, a gente conseguiu fazer muitas visitas com os missionários, as celebrações cheias e muita gente participando. A expectativa é que cada vez mais as pessoas participem, porque cada vez mais os devotos vão se motivando, convidando outras pessoas e assim vai ser uma grande novena”, concluiu.

Programação

Considerada a maior festa religiosa do Sul do Brasil, a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio chega a sua 210ª edição. A programação vai de 4 a 19 de novembro, nos quais são realizadas missas, novenas, procissões (a pé, de carro, de moto, a cavalo, marítima), recitação do terço e shows. De 6 a 15 de novembro é realizado o novenário a Nossa Senhora do Rocio, que é realizado em vários horários. A missa das 19 horas, com a novena, é sempre presidida por bispos do Paraná.

Nesta quinta-feira (9), quarto dia da novena, a missa e novena será presidida por Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava; na sexta-feira, por Dom Anuar Battisti, arcebispo emérito de Maringá; sábado, por Dom José Antonio Peruzzo, arcebispo de Curitiba; no domingo, por Dom Reginei José Modolo, bispo auxiliar de Curitiba; na segunda-feira, por Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e, na terça-feira, a celebração será presidida por Dom Carlos José de Oliveira, bispo de Apucarana.