Correio dos Campos

Sementes Batavo apresenta novas cultivares de trigo e cevada e simulador de armazém climatizado no Show Tecnológico Inverno

Realizado pela Fundação ABC, evento acontece nos dias 13 e 14 de setembro no Campo Demonstrativo e Experimental em Ponta Grossa (PR)
13 de setembro de 2023 às 16:03
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Sementes Batavo, marca pertencente à Frísia Cooperativa Agroindustrial, estará presente no 7º Show Tecnológico Inverno com novas cultivares de sementes de trigo e cevada para a safra de 2024. O público também acompanhará no estande um simulador de armazém climatizado. O evento é realizado pela Fundação ABC e acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, em Ponta Grossa (PR).

De acordo com o coordenador de Produção de Sementes da Frísia, Luiz Henrique Deschamps, as variedades apresentam alto índice de produtividade e resistência a doenças, com um melhor pacote de sanidade. Além disso, ele explica que os visitantes irão conhecer como funciona a germinação das sementes em areia.

“Vamos apresentar também uma réplica para simular um armazém climatizado. Estamos construindo armazéns novos em Tibagi e Ponta Grossa, com baixa temperatura e umidade relativa do ar, o que duplica a capacidade de armazenamento da semente, mantém a qualidade de germinação e o vigor por mais tempo”, conta Deschamps.

Evento

Neste ano, assim como já acontece na edição de verão, haverá visitação livre, com os seguintes temas a serem debatidos: “Economia rural: impacto financeiro da cevada e do trigo nos sistemas de produção”; “Fitopatologia: importância de aplicações no florescimento para o controle de manchas foliares e baixos níveis de micotoxinas”; “Fitotecnia e sistemas de produção – genótipos de cevada e trigo: cenário atual e perspectiva de cultivares para as próximas safras”; “Forragens & Grãos: apresentação das principais cultivares de azevém das cooperativas”; “Herbologia: controle de plantas daninhas em cereais de inverno”; e “Solos e nutrição de plantas: exigência nutricional na cultura da cevada”.

“É um formato maior, de dois dias, então a expectativa é grande para apresentar um conhecimento elevado tanto no trigo quanto na cevada, que está aumentando a produção na região dos Campos Gerais” , destaca o coordenador da Frísia.

O Show Tecnológico Inverno será realizado no Campo Demonstrativo e Experimental de Ponta Grossa, ao lado da construção da Maltaria Campos Gerais, na rodovia PR-151.