Correio dos Campos

Fiep realiza evento em PG para divulgar mercado livre de energia como possibilidade de redução de custo

Casa da Indústria sedia palestra que visa orientar empresários da região
1 de junho de 2023 às 15:30
(Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

COM ASSESSORIAS – Na próxima terça-feira (6), o Conselho temático de Energia da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), realiza na Casa da Indústria de Ponta Grossa, a partir das 8h30, um evento para explicar o funcionamento e sanar dúvidas dos industriais da cidade sobre alternativas disponíveis para minimizar os impactos de gastos com energia elétrica no mercado livre. Ponta Grossa abre a série de eventos que acontecerão em Curitiba, Maringá, Londrina, Arapongas, Apucarana, Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Branco e em Guarapuava.

Os empresários interessados devem utilizar 13800 volts e 500 kW de demanda, ou seja, devem ser atendidos em média tensão pela concessionária ou ter um transformador dentro da empresa. “No ano passado, uma portaria do Ministério de Minas e Energia autorizou essa alteração da contratação ou migração para o mercado livre e estabeleceu que qualquer cliente pequeno que tenha uma entrada de média tensão pode migrar para este formato mais econômico, a partir de janeiro de 2024”, aponta Carlos Fiuza, engenheiro eletricista da Fiep, que destaca que o evento acontece em parceria com a Copel.

Fiuza comenta que a Fiep realiza neste momento um trabalho de divulgação para os industriais se adaptarem a esta característica de atendimento, para que possa avaliar a possibilidade de migrar do mercado cativo da Copel para o livre, de qualquer gerador de energia. “O potencial de economia é de aproximadamente 20% no valor da tarifa, mas vai depender do contrato a ser fechado. Além disso, a vantagem em relação ao mercado regulado é não ter distinção de horário e bandeira tarifária”, explica.

“Em virtude disso, é muito importante que os empresários do setor participem deste evento para entender de maneira mais aprofundada estas e outras vantagens, como as adequações necessárias que deverão ser realizadas pelas empresas e prazos para realizá-las”, adianta Fiuza.

Darcy Miara Júnior, síndico da Casa da Indústria de Ponta Grossa, entende que este é momento para as indústrias se planejarem e se adequarem para uma nova alternativa de consumo de energia elétrica que possibilitará uma economia real no custo. “Convidamos os industriais dos Campos Gerais a entender mais deste modelo e poderem garantir um impacto positivo suas empresas”, finaliza Miara Júnior.

Serviço:

Evento Mercado Livre de Energia para indústrias

Data: 6 de junho

Horário: das 8h30

Local: Sede da Casa da Indústria – Rua Cel. Francisco Ribas, 58, Centro.

Inscrições pelo telefone / WhatsApp: (41) 98812-5742