Comitiva de Mato Grosso e da UNIDO conhecem projeto da Usina Termoelétrica
COM ASSESSORIAS – Uma comitiva do Governo de Mato Grosso e representantes da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) estiveram nesta quarta-feira (17) em Ponta Grossa para conhecer o projeto da Usina Termoelétrica a Biogás. Também acompanharam a visita uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Ponta Grossa, o presidente do Grupo Philus, Marcus Vinícius Nadal Borsato, além do Gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior.
A Usina Termoelétrica a Biogás promove a reciclagem de resíduos sólidos orgânicos urbanos através da biodigestão anaeróbica, consequentemente gerando biogás e energia elétrica. Os objetivos gerais são a transformação de resíduos orgânicos em energia limpa, diminuindo os custos da disposição final, bem como, suprir a demanda de energia elétrica de prédios públicos municipais.
“A Usina foi inaugurada no início de 2021 e recebe resíduos orgânicos, coletados por um caminhão 100% elétrico. Hoje são 13 toneladas de resíduos destinados para a geração de energia processados por dia. Assim, conseguimos abastecer 40 unidades de saúde, cinco escolas, a UPA Sant’Ana, além do prédio da Prefeitura e o Edifício Guaíra”, destaca o secretário de Meio Ambiente.
VISITA
O secretário de Agronegócio e Investimentos de Mato Grosso, Anderson Lombardi, explica que a comitiva veio conhecer diferentes projetos realizados com biogás na região. “Estivemos em Castro e também em Castrolanda e agora viemos conhecer o modelo da Usina aqui em Ponta Grossa. O nosso objetivo é levar esta experiência para o Mato Grosso e desenvolver projetos através de consórcios, que podem beneficiar diversos municípios em nosso Estado”, explica.
Já Bruno Neves, consultor da UNIDO pelo Projeto GEF Biogás Brasil, explica que a meta é desenvolver o valor da cadeia do Biogás, já que é um modelo que gera renda e, ao mesmo tempo, reduz a emissão de poluentes. “Hoje, no país, as referências são os trabalhos realizados no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E partir destas visitas, vamos levar esse conhecimento e os resultados para encontrar um modelo que possa ser implantado também em Mato Grosso”, finaliza.
COMO FUNCIONA
A UTB conta com uma das mais modernas estruturas para geração de biogás do país. No local, há um galpão totalmente fechado para o recebimento dos resíduos, e uma completa e automatizada linha de triagem para remoção de impurezas e contaminantes.
No local foram construídos 2 biodigestores, com grande capacidade de armazenamento, equipados com aquecimento e agitação. Dessa forma, as cepas de bactérias transformam o resíduo orgânico em biogás (um gás rico em metano – que é altamente combustível).
O Biogás é então direcionado para os motogeradores, onde é utilizado como combustível para produção de energia elétrica, que é injetada diretamente na rede elétrica da concessionária de energia.
RECONHECIMENTO
A Usina já foi finalista de diversas premiações nacionais. Em 2022, conquistou o prêmio como vencedor do ‘Tema do Ano’, com o projeto Ponta Grossa sustentável transformando resíduos em energia na 10ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná.