Ponta Grossa realiza Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes
COM ASSESSORIAS – O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Comissão Municipal Intersetorial de Enfrentamento às Violências contra Criança e Adolescente – CEVES realizam de 08 a 19 de maio a Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes. Várias atividades estão programadas.
A solenidade de abertura acontece na próxima segunda-feira (08), às 10h, no saguão da Prefeitura Municipal. Na quinta-feira (11), será realizada uma ação descentralizada com alunos de escolas particulares sobre Educação para a Paz.
Oficinas e palestras também estão programadas. De acordo com a presidente da CEVES, Cristiane Aparecida Maier, o objetivo é capacitar os profissionais que atuam na rede de proteção e atendimento às vítimas. “Nosso grande desafio é fazer com que a rede funcione de forma articulada e, para isso, o conhecimento técnico é fundamental.”, afirma a presidente.
Além dos profissionais, as atividades da semana também envolvem a comunidade. No dia 18 de maio, data Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, será realizada uma grande mobilização com a distribuição de panfletos no Parque Ambiental e no Terminal Central.
“Todos nós temos o dever de proteger, prevenir e de atuar em caso de uma violação de direitos. Cada um pode fazer a sua parte. É comum a criança escolher uma pessoa para relatar uma situação de violência, o que nós chamamos de revelação espontânea. Então a comunidade tem que saber como agir, como buscar ajuda.”, explica Cristiane.
A programação inclui ainda uma exposição com o tema “Que roupa estava vestindo?”, que fica em cartaz na Estação Arte, de 15 a 19 de maio. O evento é aberto ao público que vai poder ver de perto as roupas que crianças e adolescentes vestiam quando foram vítimas de abuso.
A oficialização do fluxograma de atendimento da rede de Ponta Grossa marca o encerramento da semana. “O nosso trabalho será padronizado. A ideia é que toda a rede siga os mesmos procedimentos para garantir a efetiva proteção das crianças e adolescentes.”, finaliza a presidente.
A programação completa pode ser acessada no link: https://drive.google.com/file/d/1Y0VtmhPcFP96isT3fGPFKw70Lha5MVg0/view?usp=share_link