Superintendência de Habitação participa da FEICON 2023
COM ASSESSORIAS – A Superintendência de Habitação de Ponta Grossa, vinculada à Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, esteve presente na FEICON 2023. O evento realizado entre os dias 11 e 14 de abril, na cidade de São Paulo, é considerado o principal encontro de profissionais da construção civil e arquitetura da América Latina.
A equipe da Superintendência foi formada pelo diretor técnico, João Alfredo Horst Neto, e pela engenheira civil, Aline Ramos Esperidião. No primeiro dia do evento, eles acompanharam a apresentação do painel “Ideias para melhorar as habitações de interesse social no Brasil”, com destaque para as ações implantadas no município de Limeira/SP, que envolvem autoconstrução e assistência técnica para as habitações.
Entre outras atividades, a equipe também pôde conferir a construção de uma casa de 43,85 m² em apenas 6 dias e conheceu novas tecnologias para a construção de habitações, como utilização de sistemas monolíticos, alvenaria estrutural e sistemas industrializados.
Encontro Nacional da Indústria da Construção
Em paralelo à feira, foi realizado o 96º ENIC – Encontro Nacional da Indústria da Construção, que é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. O principal destaque das discussões foi o retorno do programa Minha Casa Minha Vida.
O evento contou com a presença do Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho e do Secretário Nacional de Habitação Hailton Madureira. Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do Paraná, Ratinho Junior, também participaram dos debates que incluíram ações para diminuir o déficit habitacional do País, como a necessidade de parcerias entre municípios e estados, doação de áreas da União, retrofit de construções e operações subsidiadas. Além disso, foram abordados ainda os principais problemas enfrentados no setor, como dificuldade para acesso ao crédito e ao valor da entrada.
“A Superintendência de Habitação de Ponta Grossa considera fundamental a participação das equipes técnicas em eventos em que são discutidas e apresentadas soluções inovadoras principalmente para a habitação de interesse social. A intenção é que a experiência adquirida pelos profissionais possa trazer mais agilidade na implantação dos projetos”, avalia a secretária municipal de Família e Desenvolvimento Social Tatyana Denise Belo.