Prefeitura realiza primeiro encontro de “Desenvolvimento Estratégico do Vale dos Trilhos”
COM ASSESSORIAS – Nessa quinta-feira (13), foi realizada a primeira reunião do ‘Desenvolvimento Estratégico do Vale dos Trilhos’, pela Prefeitura de Ponta Grossa através da Agência de Inovação e Desenvolvimento, em parceria com o Sebrae, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).
Para a presidente da pasta, Tônia Mansani, a iniciativa é um passo importante para o desenvolvimento sustentável. “Nossa gestão tem a inovação como vetor de desenvolvimento e a possibilidade de cocriação com atores importantes do nosso ecossistema consolida nossos esforços nesse sentido. Ponta Grossa é um Município de oportunidades, a partir do alinhamento de esforços entre as hélices conseguiremos dar continuidade na construção de cidade inteligente com essência criativa e inovadora “, explica.
O primeiro encontro foi conduzido pelo consultor Dr. Silvestre Labiak Junior, professor titular da UTFPR – Campus Curitiba, com a apresentação de conceitos que embasam a prática da área. Os atores do Vale dos Trilhos foram provocados a refletir sobre seus papéis no ecossistema e o desenvolvimento de uma cultura sólida colaborativa. “Pretendemos articular de maneira sistêmica os seis tipos de atores presentes no Vale dos Trilhos. Para isso, estaremos estruturando um planejamento cocriado. Uma coisa muito importante sobre o ecossistema de inovação de Ponta Grossa é ter muitos e bons atores e ativos no município. Assim, a participação de todos foi muito empolgante e extremamente importante para os resultados esperados” conta.
O trabalho de Desenvolvimento Estratégico do Vale dos Trilhos será baseado na metodologia ‘backcasting’, (planejamento que consiste com a definição do futuro e, em seguida, funciona de ‘trás para frente’ identificando políticas e programas que conectam o futuro ao presente), com a visão do presente, mapeando a situação atual para a delimitação de visão de futuro, propondo soluções criativas e decisão de prioridades para alcance de onde se pretende chegar enquanto ecossistema de inovação.