Mutirões atendem confissões de fiéis
COM ASSESSORIAS – O próximo domingo (2), Domingo de Ramos, abre a Semana Santa. Neste dia se celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo. Os ramos significam a vitória – ‘Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor’ – e nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus. Os ramos sagrados levados para casa, após a missa, representam a união a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo. Já a procissão de Ramos simboliza a peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus.
Com uma liturgia belíssima, a missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus. “Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o Sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos causados pelas mãos dos soldados na casa de Anás, Caifás; Seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, Sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-O, crucifica-O”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do Cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, Seu diálogo com o bom ladrão, Sua morte e sepultura”, explica o professor Felipe Aquino.
Para bem preparar os católicos para as celebrações da Semana Santa, as paróquias da Diocese oferecem, desde a semana passada, mutirões para atendimento de confissões. Nesta quarta-feira (29), na Paróquia São Sebastião/Santuário de Nossa Senhora Aparecida, os padres atenderam das 15 às 17 horas e das 19 às 21h30. Na quinta-feira, quem quiser poderá se confessar na matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Grossa, a partir das 19h30. Na Nossa Senhora dos Remédios, em Tibagi, os atendimentos, também hoje, iniciam às 19 horas. Diariamente, são atendidas confissões mediante agendamento na Paróquia Santa Teresinha.
Na Igrejinha de Uvaranas, Paróquia Imaculada Conceição, os freis atendem confissão de terça-feira a sábado, das 9 às 11h30 e das 14 às 17 horas; no sábado, das 9h30 às 11h30, e das 18h30 às 20 horas, e, ainda no domingo, das 7h30 às 11 horas. Na igreja do Rosário, os atendimentos ocorrem às terças e sextas-feiras, das 9h30 às 11 horas e das 14h30 às 16 horas. Na Paróquia São José/Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, há padres no confessionário, na quarta-feira, das 7 às 11 horas, das 14 às 17 horas e ainda, das 18 às 19 horas; na sexta-feira, das 14 às 18 horas e, no sábado, das 9 às 11h30.
Esses são alguns horários, de algumas paróquias. Procure sua comunidade e se informe. “Somos como crianças pequenas que tentam andar, mas caem precisando uma vez e outra de ser levantadas pelo pai. O perdão do Pai sempre nos coloca de pé: o perdão de Deus. A confissão, é o primeiro passo da nossa viagem de regresso ao Senhor”, escreveu ano passado o Papa Francisco, recomendando aos católicos serem mais próximos do sacramento da reconciliação.