Correio dos Campos

“Quali & Tec” e instituições parceiras se reúnem para definir novas atividades

Encontro foi realizado por videoconferência e contou com a presença de representantes de diferentes instituições
22 de maio de 2020 às 18:26
(Foto: PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na última semana, a Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), através do programa “Quali&Tec”, promoveu uma reunião remota com profissionais ligados à educação em cursos técnicos para repensar as atividades do projeto na modalidade do Ensino à Distância (EaD). A videoconferência contribui também para que os gestores de diferentes instituições pudessem trocar experiências vivenciadas durante o período de pandemia da Covid-19.

De acordo com o coordenador de Administração da SMICQP e do projeto Quali&Tec, Nilton Cesar Bahls Gomes, a iniciativa se preocupa com os cursos técnicos, principalmente com evasão escolar e a continuação de uma qualificação continuada, principalmente durante a ausência de aulas presenciais. “Temos ajudado nossos alunos em orientações, estágios e informativos e nas próximas semanas enviaremos para os coordenadores de cursos vídeos com atividades motivacionais, psicológicas, de mercado de trabalho, orientação profissional e uma palestra através da plataforma EaD que os alunos dos cursos técnicos já utilizam”, explicou.

Para o secretário da pasta, José Loureiro, as ações vão ao encontro do trabalho já realizado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional em conjunto com o Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa e as demais instituições parceiras. “Ano passado assinamos um convênio com as 31 instituições de ensino médio e técnico, se estendendo para mais de 13 mil estudantes, com a finalidade proporcionar aos estudantes das instituições participantes a oportunidade para complementação do ensino, da aprendizagem e a participação em situações reais de vida e trabalho através de estágio”.

Na tentativa de amenizar as dificuldades dos estudantes dos cursos técnicos, outras ações foram definidas. Parceira do projeto Quali&Tec, a Faculdade Sant’Ana ofereceu atividades de apoio psicológicos aos estudantes dos cursos técnicos e o Senac Ponta Grossa, através da gerente executiva, Meri Teixeira, disponibilizou aos coordenadores dos cursos técnicos um curso de “Empregabilidade e o Mercado de Trabalho”, oferecido gratuitamente à distância, com o objetivo de melhor qualificar os estudantes.

No encerramento da reunião on-line, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Luciana Aquiles Sleutjes, reforçou a importância das ações e colocou à disposição a equipe das coordenadoras do NRE para acompanharem as ações do Projeto Quali&Tec.