Correio dos Campos

Saúde disponibiliza vacinação “Drive Thru” na rodoviária

Além das 20 salas de vacina, a população contará com este local para receber a dose, das 9h30 às 15h30
13 de maio de 2020 às 16:52
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Desde segunda-feira (11) as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) passaram a imunizar novos grupos prioritários contra Influenza, as vacinas serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, das 13h às 16h, em 20 salas de vacina. Amanhã (14) e sexta-feira (15) o público também poderá se imunizar na rodoviária, pois as equipes estarão vacinando na modalidade Drive Thru, das 9h às 15h30. Nesta terceira fase além dos novos grupos prioritários a FMS também manterá a vacinação do público alvo das fases anteriores, que não puderam comparecer.

O público-alvo para a terceira fase foi dividido em duas etapas, iniciando na segunda-feira as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. Além disso, as crianças que completaram 4 anos e não receberam a dose da febre amarela, porque havia saído do calendário, irão receber juntamente com a vacina da influenza. No dia 18 de maio terá início a imunização para o segundo grupo da terceira fase, que compreende adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

“Neste local não iremos vacinar as crianças, pois depende de mais tempo e manuseio diferente. Sendo assim, solicitamos que os pais de crianças se dirijam as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para serem melhores atendidos e para que a equipe consiga consultar todo o histórico vacinal e aplicar todas as doses necessárias”, explica a enfermeira Daniele Fabian. Além destes dias com Drive Thru, a equipe também realizará na segunda (18) e terça-feira (19), no mesmo horário. A FMS disponibilizou as salas fixas de vacina e também a vacinação itinerante em UBS que não contam com salas de vacina. Os professores devem apresentar documento que comprove vinculo, ou holerite mais documento com foto.

Para ser imunizada, a população alvo deve estar com a sua carteira de vacina, documento pessoal, cartão SUS e usando máscara.

Total acumulado de pessoas imunizadas

Abaixo estão os dados de vacinação, de acordo com os números fornecidos pela Atenção Primária, nos primeiros dois dias de imunização da 3ª fase:

Doses aplicadas geral (1ª, 2ª e 3ª) – 61.339
Crianças – 6%
Gestantes – 7%
Puérperas – 6%
Não temos a estimativa de deficientes físicos, porém a taxa ainda está baixa de vacinação.

Metas de vacinação para 3ª fase

Crianças – 26.816
Gestantes – 4.005
Puérperas (até 45 dias após o parto) – 658
Adultos 55 a 59 anos – 14.252
Professores – sem dados disponíveis no sistema
Pessoas com deficiência – sem dados disponíveis no sistema