Correio dos Campos

Operário apresenta plano de ação e orienta atletas visando retomada de atividades presenciais

Departamentos apresentam medidas de enfrentamento ao coronavírus e orientações para possível retorno
12 de maio de 2020 às 18:36
(Divulgação/OFEC)

COM ASSESSORIAS – Representantes do Departamento Médico, Departamento de Futebol e Diretoria Geral do Operário Ferroviário se reuniram, na manhã desta terça-feira (12), para repassar aos atletas da equipe profissional, por meio de chamada de vídeo, orientações sobre o enfrentamento da Covid-19 (novo coronavírus).

Os departamentos elaboraram um plano de ação, que consiste em informações sobre o vírus e as medidas que estão sendo tomadas pelo clube para a retomada responsável dos treinos in loco quando houver autorização médica. Por enquanto, não há previsão para retorno das atividades presenciais e a equipe profissional segue com treinamento online: cada atleta realiza o treino em sua casa e a comissão técnica acompanha por chamada de vídeo.

Durante a reunião online, os atletas receberam orientações reforçando o que é a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, como está o cenário local, os sintomas da doença (tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar), as formas de transmissão (toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfícies contaminadas), o diagnóstico e as medidas de prevenção (utilização de máscaras, higienização de mãos, objetos e superfícies, cuidados ao espirrar ou tossir, manter distância mínima com outras pessoas, entre outros cuidados).

Medidas Administrativas

Também foram apresentadas as medidas administrativas que o clube está adotando neste período de isolamento social, como: trabalho em home office para a maioria dos funcionários do clube; entrada no clube somente aos que forem autorizados pela diretoria e em caso de extrema necessidade; redução dos funcionários de manutenção para 10% do total; trabalho em escala para funcionários do Departamento de Futebol e fechamento de vestiários, refeitório e lavanderia.

Protocolo Médico

O Operário adotará a medição de temperatura corporal, com câmera termográfica e termômetro digital com infravermelho, e oxigenação de todos que precisarem entrar no clube e utiliza tapete para sanitização dos calçados. Todos os atletas e membros da comissão técnica serão vacinados contra a H1N1. Os profissionais, bem como as pessoas que convivem diariamente com eles, também foram orientados a medir a temperatura corporal duas vezes por dia e, em caso de febre, devem informar imediatamente o Departamento Médico. O psicólogo do clube, Marcos Martinez, está realizando trabalho com o objetivo de resguardar a saúde mental dos jogadores.

Em caso de retorno aos treinamentos presenciais, atletas e membros da comissão técnica que não realizarem a quarentena de 14 dias em Ponta Grossa serão submetidos ao teste de diagnóstico para a Covid-19.

Treinamentos

Quando for orientada a retomada dos treinos presenciais no clube, a programação prezará por distanciamento, medidas de assepsia e higienização dos instrumentos, não compartilhamento de materiais, grupos reduzidos no mesmo tempo e intervalo de 10 minutos entre o treinamento de um grupo e outro para higienização dos materiais utilizados. As atividades acontecerão preferencialmente em campo, ao céu aberto e, caso haja necessidade de atividades em ambiente interno, deverão ser observadas medidas para a ampla circulação de ar.

Os atletas receberão kits de higiene (com álcool em gel e álcool 70) e de uniformes de treino e serão responsáveis pela lavagem e guarda dos mesmos. Eles devem sair de casa trocados e utilizar máscaras no deslocamento casa-clube-casa e nas dependências comuns do clube. Os jogadores também deverão manter distância mínima de 2 metros durante os treinamentos, realizar assepsia das mãos no fim da atividade e borrifar álcool 70 nos calçados.

Os kits serão disponibilizados aos atletas nesta quarta-feira (13) por meio de drive-thru no estacionamento do clube e serão utilizados nos treinamentos em casa enquanto não há previsão para retorno das atividades presenciais.