Correio dos Campos

Pesquisa aponta impactos nas pequenas empresas de PG

CDEPG e UEPG analisaram 468 questionários respondidos por empresários
28 de abril de 2020 às 17:56
(Reprodução)

COM ASSESSORIAS – Negócios menores são mais frágeis, são consideradas menos essenciais e tem mais dificuldades para conseguir auxílios. É o que aponta o estudo realizado pela Câmara Técnica Permanente de Comércio e Serviços, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), em parceria com o Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp), do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A pesquisa realizada entre os dias 14 e 21 de abril e contou com 468 questionários respondidos por empresários.

De acordo com o estudo, mais de 90% das empresas pesquisadas eram de pequeno porte, MEI ou microempresas. Percebeu-se que entre as empresas de grande e médio porte a maioria era essencial. Essa característica não foi observada para as MEIs e Microempresas, as quais apresentaram, na maioria das áreas, empresas não essenciais.

Quanto menor a empresa, maior foi a queda no faturamento. Dentre os estabelecimentos de pequeno porte, microempresas e MEIs, a maioria teve uma redução de 80% ou mais nas receitas, sendo estes os estabelecimentos que mais sofreram com as restrições do distanciamento social em Ponta Grossa. Na média, a perda de faturamento correspondeu a 69% para microempresas, 67% para as MEIs, 62% para as empresas de pequeno porte, 42% para as de médio porte e 27% para as grandes empresas.

A professora Augusta Pelinski Raiher, pesquisadora do Nerepp explica a pesquisa demonstra ainda que na média, a perda de faturamento entre os estabelecimentos não essenciais foi de 71%, contra 50% de queda dos essenciais, ressaltando que, no conjunto, a perda média foi de aproximadamente 64%.

Na média, a área de Eventos perdeu 98% do seu faturamento, seguido do Turismo/Hotelaria/Atrativos (89%), Transportes de Pessoas (78%), Beleza e Estética (76%), Gastronomia/Bares/Restaurantes (75%), Comércio Varejista (73%), Imobiliária (72%) e Saúde (71%). Portanto, essas áreas foram as mais atingidas, em termos de faturamento pelo distanciamento social. “Estes segmentos, mesmo que não tivessem as restrições formais, iriam perder, pois há um distanciamento natural devido ao novo coronavírus. Se as medidas não fossem implantadas, alguns deles por si só teriam perda de faturamento”, conta.

Um outro ponto abordado na pesquisa referiu-se ao acesso às medidas de ajuda anunciadas pelo Governo Federal e Estadual. Notou-se que quanto menor é o porte da empresa menos acesso às medidas de ajuda elas têm. “Este estudo demonstra a necessidade de maior atenção especialmente às menores empresas, com o intuito de facilitar o seu acesso a esses canais e evitar um colapso financeiro ou demissões”, explica Henrique Plattek, um dos responsáveis pela pesquisa pela Câmara Técnica do CDEPG.

Em relação as demissões, analisando o tamanho das empresas, quanto menor o porte maior foi o percentual de estabelecimentos que tenderam a demitir, de modo que as empresas de pequeno porte e microempresas tiveram mais de 50% dos seus estabelecimentos com a efetivação de alguma demissão, enquanto que dentre as empresas de grande porte, apenas 16,7% romperam com o contrato de trabalho.

Diante desse cenário, conforme a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, o momento é de atenção e de fazer análises para tomar as decisões mais alinhadas às necessidades de cada empresa. “O Sebrae está totalmente dedicado a orientar e a apoiar as micro e pequenas empresas no enfrentamento desta crise. A nossa equipe atende, pesquisa e formula uma série de conteúdos voltados aos empreendedores, para que eles possam encontrar alternativas de gestão, crédito, inovação e atendimento que permitam a redução de custos e otimização das vendas”, frisa. Todos atendimentos são digitais e gratuitos e podem ser feitos a partir do portal sebraepr.com.br. “Nele o empresário escolhe o canal que melhor lhe atende e será orientado conforme a sua demanda”, finaliza a consultora e integrante da Câmara Técnica do CDEPG.

O Relatório da pesquisa sobre os impactos da Covid-19 na economia em Ponta Grossa está disponível no endereço:
https://cdepg.org.br/wp-content/uploads/2020/04/RELATORIO-%E2%80%93-IMPACTOS-DA-COVID-19-NA-ESTRUTURA-ECONOMICA-DE-PONTA-GROSSA-27042020.pdf