Correio dos Campos

Prefeitura estabelece novas medidas relacionadas a Covid-19

Sistema de escala para funcionamento de atividades comerciais continua valendo; restaurantes podem ampliar atendimento, cumprindo medidas de prevenção
27 de abril de 2020 às 17:22
Prefeitura de Ponta Grossa publica decreto com novas medidas de combate ao novo coronavírus. (Foto: Reprodução)

IMPRENS/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa determinou hoje (27) novas medidas de controle e prevenção para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do novo Coronavírus (COVID-19).

Atividades comerciais

Está mantido o sistema de escala para o funcionamento das atividades comerciais, conforme segmento. Os estabelecimentos podem atender com portas abertas em dois dias na semana, com horário reduzido das 10h às 16h, mas também com a alternativa de adaptar o atendimento com hora marcada nos demais dias, respeitando o limite máximo de um cliente por atendente. Nesse caso, está proibido manter as portas abertas para procura espontânea do público fora dos dias da escala. Os prestadores de serviço podem manter o atendimento individualizado com hora marcada, sendo proibido o uso do espaço da sala de espera.

Em decorrência do feriado nacional do dia 1º de maio de 2020, Dia do Trabalhador, excepcionalmente, as atividades comerciais com abertura prevista para essa data poderão funcionar no sábado dia 02 de maio de 2020.

Estagiários

Conforme decreto 17.271/2020, os estagiários do Poder Executivo da Administração Direta e Indireta maiores de 18 anos devem reiniciar os estágios a partir de 28 de abril de 2020, obedecendo a escala de trabalho determinada pelos respectivo locais de estágio. No caso dos estagiários da Secretaria Municipal de Educação maiores de 18 anos, devem aguardar as diretrizes expedidas pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos, em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, a respeito de retorno parcial das atividades.

Serviços de alimentação e shoppings

A partir do dia 28 de abril, fica autorizada a reabertura dos serviços de alimentação em restaurantes e lanchonetes com o atendimento de buffet, desde que os consumidores estejam portando máscara e luvas descartáveis para manusear os talheres compartilhados. Também devem seguir às regras:

– presença de dois consumidores por mesa;
– a distribuição das mesas e a ocupação do espaço deve manter as pessoas, no mínimo, a 1,5 m uma da outra;
– restrição de acesso ao recinto, de forma que as pessoas se mantenham à distância de 1,5 m uma da outra;
– os estabelecimentos devem organizar filas de acesso, atendimento e pagamento, de forma que as pessoas fiquem a 1,5 m uma da outra;
– os estabelecimentos que utilizarem o sistema de “prato feito” devem manter atendentes com luvas limpas, touca e máscara própria à manipulação de alimentos, para servir os clientes, de forma a diminuir o contato com os utensílios de uso geral.

No caso dos shoppings, houve alteração no horário de funcionamento das lojas e praça de alimentação, com autorização para atender das 12h às 20h, mantendo fechados os cinemas e áreas de recreação para crianças e adolescentes.
Lago de Olarias

A partir de hoje (27), a AMTT disponibilizar equipes para bloquear as vias de acesso ao Lago de Olarias. Na terça (28), serão instaladas barreiras físicas para impedir o acesso e serão realizados patrulhamentos constantes para inibir eventuais tentativas de adentrar ao parque. Também será instalada sinalização no local sobre a interdição do espaço.