Correio dos Campos

Setur: Setor Hoteleiro resiste e mantém serviços

Secretaria de Turismo tem acompanhado os efeitos da pandemia e buscado definir estratégias de prevenção e recuperação junto ao setor no Município
24 de abril de 2020 às 15:52
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Apesar da queda abrupta nas reservas, o setor hoteleiro de Ponta Grossa está se organizando para resistir à pandemia, manter serviços e programar-se para tempos menos dramáticos. A par disso, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) tem procurado definir estratégias conjuntas com o trade para minimizar os impactos do Coronavírus nos setores ligados ao turismo de Ponta Grossa.

“Entre as ações desempenhadas pela Setur está a constante troca de informações junto ao setor hoteleiro que, apesar de ter registrado uma queda considerável nas hospedagens, continua trabalhando para dar suporte aos visitantes que chegam ao Município”, declara o secretário de Turismo, Edgar Hampf.

Sobre esse aspecto, a gerente do Hotel Premium Vila Velha, Alecsandra Catarina Harbatiuk Hipólito, ressalta que, entre as ações desenvolvidas, a preocupação com as medidas sanitárias elevou de forma substancial o cuidado das equipes do estabelecimento como forma de salvaguardar a saúde de todos. “Muitas empresas, mesmo com a pandemia, continuaram trabalhando e produzindo, assim como o nosso hotel, que também não parou. Estamos com o nosso pessoal reduzido, pois as reservas diminuíram, mas o que não diminuiu, e sim aumentou, foi o nosso zelo, obedecendo as novas normas sanitárias e decretos oficiais de cuidados para com a Covid-19”, afirma.

Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares dos Campos Gerais e gerente-geral do Planalto Select Hotel, Daniel Wagner, a continuidade do trabalho dos hotéis é essencial neste momento, uma vez que os estabelecimentos têm, em sua clientela, pessoas que desempenham serviços essenciais para a comunidade. “Vários hotéis da cidade atendem pessoas que estão em hospedagem de longa permanência. Nós, por exemplo, temos profissionais da área de transmissão de energia hospedados conosco, que é um setor crítico da economia. Então, é muito importante o trabalho dos hotéis nesse momento para oferecer suporte a esses trabalhadores, sendo importante ressaltar que todos os estabelecimentos estão tomando as medidas sanitárias necessárias, tais como a utilização de máscaras e álcool gel e seguindo todos os protocolos de saúde”, destaca.

Em relação a continuidade dos serviços e o impacto da pandemia no setor, o secretário Edgar Hampf, aponta que, embora o parque hoteleiro de Ponta Grossa tenha sofrido um duro baque com a interrupção de centenas de viagens e o cancelamento maciço de reservas, o setor está se preparando para manter a oferta de serviços e, no período pós-pandemia, não só retomar seu vigor, como também crescer bastante. “Estamos projetando para esse período, após o término das restrições provocadas ela pandemia global, uma recuperação gradual, porém sustentada desse setor, com perspectivas de crescimento singular a médio prazo”, conclui Hampf.